ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Homem com Mal de Parkinson consegue no TJ direito à pensão alimentícia

Jorge Almoas | 04/04/2011 15:01

Um homem de 52 anos conseguiu na justiça o direito de receber pensão alimentícia, paga a partir do espólio do pai. O autor da ação no TJ/MS foi demitido do último emprego há três anos e é portador do Mal de Parkinson, condição que prejudica a capacidade motora e as possibilidades de emprego.

Na decisão inicial, o homem solicitou o pagamento de pensão no valor de seis salários mínimos por mês. Entre as alegações, estava o fato de ser herdeiro do espólio do pai, e de estar desempregado há três anos, não ter moradia e é portador de Mal de Parkinson, tendo necessidade de tratamento com medicação cara e fisioterapia.

O espólio em questão sofre com a questão do inventário desde 2004. Neste período, a administradora do patrimônio da família recebeu os rendimentos, além de ter sido contemplada com grande parte dos bens do espólio.

No entanto, a administradora alega que o autor da ação não comprovou a necessidade de receber pensão alimentícia, tampouco deixou claro que seu problema de saúde limita a capacidade de trabalhar.

Ainda em sua defesa, a mulher justificou que o solicitante de pensão pode valer-se do SUS (Sistema Único de Saúde) para realizar o tratamento sem custo e contar com auxílio-doença do INSS. Ela diz ainda que o sujeito foi torpe, pois deseja usufruir dos bens do espólio sem nenhum esforço.

O homem de 52 anos, que teve o nome preservado pela justiça, defendeu que sua mãe tem condições de pagar-lhe alimentos. Ele recebe indenização da fazenda onde era administrador, no município de Eldorado. Segundo ele, o valor do pagamento é superior a R$ 4 mil.

O desembargador Vladimir Abreu da Silva, relator do processo, reforçou que o pedido de pensão alimentícia tem como base a relação do autor com o pai falecido.

“A condição do autor, de ser herdeiro [...], não apresenta sequer condições de trabalho para propiciar seu sustento, em face de ser acometido pelo Mal de Parkinson”, disse Vladimir em seu voto.

Com isso, a decisão foi mantida e o pagamento de pensão alimentícia deverá ser autorizado. O valor não foi divulgado.

Nos siga no Google Notícias