ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Homem morre no hospital de Dourados e pode ser a 21ª vítima da gripe A

Antonio Marques | 23/05/2016 19:22

Um morador do município de Ivinhema pode ser a 21ª vítima da gripe A (H1N1), provocada pelo vírus Influenza. Josimar Alves estava infernado no hospital municipal da cidade com suspeita da doença e devido a priora no estado de saúde, ele foi transferido para Dourados na noite de domingo, mas não resistiu e veio a óbito na manhã de hoje.

Conforme o site Ivinotícias, na semana passada o diretor clínico do Hospital Municipal de Ivinhema havia confirmado dois casos da gripe A no município, uma gestante e uma criança de cinco anos.

Segundo o Ivinotícias, a morte de Josimar Alves teria deixado moradores em alerta, uma vez que ele estava internado com mais três pacientes em isolamento no hospital de Ivinhema, por conta dos sintomas da gripe H1N1. Um dos pacientes teria suspeita da gripe H3N2, que não apresenta os mesmos riscos da H1N1. O caso também não foi confirmado, mas foram feitos exames que devem ser divulgados nos próximos dias.

Os vírus - Cada tipo de gripe é nomeado de acordo com a combinação e quantidade de proteínas que ele apresenta. A gripe causada pelo H1N1 é um tipo derivada do vírus influenza, causador da gripe. A influenza apresenta as variações A, B e C, que podem sofrer mutações, transformações nas estruturas genéticas, e são altamente transmissíveis. O H1N1 é do tipo A, maior causador de epidemias.

Enquanto o H1N1 possui uma proteína chamada hemoaglutinina, que tem a capacidade de se replicar, e uma neuroaminidaze, com a função de ligar as células, o H3N2 possui uma quantidade maior de proteínas: duas hemoaglutininas e três neuroaminidazes, modificando a forma de infecção do vírus.

Se confirmada a morte pela gripe A, Josimar Alves será a 21ª vítima da doença em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias