A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

13/08/2012 18:29

Horário Verão sem Dengue terá início em outubro, em Dourados

Gabriel Neris

Projeto é estruturado por aproximação e integração com Atenção Básica, visitas aos domicílios, bloqueios químicos e mecânicos e aplicação da Lei da Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados prepara o plano de combate à dengue como parte da campanha “Horário de Verão sem Dengue II”. O calendário terá início no dia 4 de outubro e vai até o dia 26 de março de 2013.

Depois de epidemia de dengue, em 2009 e 2010, Dourados manteve baixos índices da doença. Porém, a presença do vírus 4 em Mato Grosso do Sul preocupa.

O diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes, diz que apesar do vírus 4 não ter se mostrado agressivo clinicamente, a população não apresenta resistência imunológica.

O projeto é estruturado por meio de quatro linhas de atuação, aproximação e integração com Atenção Básica, visitas aos domicílios, bloqueios químicos e mecânicos e aplicação da Lei da Dengue.

Para colocar o plano em prática, equipes de agentes de saúde serão capacitados de 25 a 28 de setembro.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) adquiriu, através de recurso liberado pelo Ministério da Saúde, novas bombas para aplicação de inseticidas e novos uniformes. Em breve, receberá também novos carros e motos, computadores e lanternas.

A rede de Atenção Primária está equipada com cinco centrifugas de microhematócrito para agilizar o diagnóstico e classificação de risco dos casos e melhorar o fluxo de atendimento precoce de casos graves e notificações.

O trabalho faz parte do plano “O Dia D Contra a Dengue”, que será realizado no dia 24 de novembro.

Estão previstas a entrada em casas abandonadas que ofereçam riscos de proliferação do Aedes Aegypti, já que o município tem autorização judicial, e a utilização do LIRAA (Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti), ferramenta de ação recomendada pelo Ministério da Saúde para identificar locais de maior infestação e direcionar as atuações.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions