ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Horário Verão sem Dengue terá início em outubro, em Dourados

Gabriel Neris | 13/08/2012 18:29

Projeto é estruturado por aproximação e integração com Atenção Básica, visitas aos domicílios, bloqueios químicos e mecânicos e aplicação da Lei da Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados prepara o plano de combate à dengue como parte da campanha “Horário de Verão sem Dengue II”. O calendário terá início no dia 4 de outubro e vai até o dia 26 de março de 2013.

Depois de epidemia de dengue, em 2009 e 2010, Dourados manteve baixos índices da doença. Porém, a presença do vírus 4 em Mato Grosso do Sul preocupa.

O diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes, diz que apesar do vírus 4 não ter se mostrado agressivo clinicamente, a população não apresenta resistência imunológica.

O projeto é estruturado por meio de quatro linhas de atuação, aproximação e integração com Atenção Básica, visitas aos domicílios, bloqueios químicos e mecânicos e aplicação da Lei da Dengue.

Para colocar o plano em prática, equipes de agentes de saúde serão capacitados de 25 a 28 de setembro.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) adquiriu, através de recurso liberado pelo Ministério da Saúde, novas bombas para aplicação de inseticidas e novos uniformes. Em breve, receberá também novos carros e motos, computadores e lanternas.

A rede de Atenção Primária está equipada com cinco centrifugas de microhematócrito para agilizar o diagnóstico e classificação de risco dos casos e melhorar o fluxo de atendimento precoce de casos graves e notificações.

O trabalho faz parte do plano “O Dia D Contra a Dengue”, que será realizado no dia 24 de novembro.

Estão previstas a entrada em casas abandonadas que ofereçam riscos de proliferação do Aedes Aegypti, já que o município tem autorização judicial, e a utilização do LIRAA (Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti), ferramenta de ação recomendada pelo Ministério da Saúde para identificar locais de maior infestação e direcionar as atuações.

Nos siga no Google Notícias