ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Hortaliças estragam com a chuva e cidades sofrem desabastecimento

Priscilla Peres e Liana Feitosa, de Aquidauana | 15/01/2016 15:27
Folhosas chegam aos supermercados menores e em pior qualidade. (Foto: Fernando Antunes)
Folhosas chegam aos supermercados menores e em pior qualidade. (Foto: Fernando Antunes)

As fortes chuvas têm comprometido o abastecimento de hortaliças em Aquidauana e Anastácio. Nos municípios que são vizinhos, o rio transbordou, entrou em residências e desabrigou famílias. Devido ao excesso de água agora faltam folhosas nos supermercados.

Por estarem localizados a cerca de 200 km de Campo Grande, a maioria dos produtores buscam hortifrútis na Ceasa (Central de Abastecimento), mas as folhas são adquiridas da agricultura familiar local.

Silas Marçal é encarregado de depósito do supermercado Seriema, em Anastácio, e conta que nas últimas duas semanas, ele ficou sem hortaliças por três dias. Mesmo as hidropônicas não resistiram a quantidade de chuva e acabaram ficando murchas.

Supermercados recebem apenas metade do esperado diariamente. (Foto: Fernando Antunes)
Supermercados recebem apenas metade do esperado diariamente. (Foto: Fernando Antunes)

Em um dia ele costuma receber 150 pés de alface, 30 maços de couve, 50 maços de cheiro verde e 20 maços de rúcula. Todo esse valor multiplicado por três é o resultado do que ele deixou de comercializar nas últimas semanas.

Alvino Pereira é gerente do supermercado Nakagami, em Aquidauana, e conta que com a chuva a qualidade dos produtos cai muito. No estabelecimento dele não chegou a faltar todos os produtos, mas ele teve dias seguidos em que não haviam algumas variedades, como cheiro verde e mandioca.

O auxiliar do supermercado Princesa, também em Aquidauana, Daniel Damaceno, afirma que por semana ele recebe cerca de 8 toneladas de produtos, mas que nos últimos dias precisou trazer mais produtos da Ceasa em Campo Grande, devido a diminuição na oferta local.

No supermercado Atlantico, em Aquidauana, a situação é a mesma, 70% das hortaliças vendidas são fornecidas por produtores locais, mas desde o dia 5 desse mês teve queda na oferta de produtos por causa da chuva. "As folhas são muito sensíveis e os pequenos produtores não tem estrutura que consiga enfrentar as chuvas, por isso os produtos perdem muita qualidade".

Nos siga no Google Notícias