ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Hospital retoma quimioterapia na semana que vem, mas cobra atrasados

Clínica suspendeu quimioterapia no dia 17 por atraso no pagamento; repasse de março foi feito, mas de abril já está atrasado

Helio de Freitas, de Dourados | 22/04/2015 10:05
Após suspensão no dia 17, Hospital do Câncer de Dourados deve retomar tratamento de quimioterapia na próxima semana (Foto: Eliel Oliveira)
Após suspensão no dia 17, Hospital do Câncer de Dourados deve retomar tratamento de quimioterapia na próxima semana (Foto: Eliel Oliveira)

O Hospital do Câncer deve retomar até o início da próxima semana o tratamento de pacientes que fazem quimioterapia em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O serviço foi suspenso na semana passada devido a atrasos no repasse feito pelo Hospital Evangélico para o Centro de Tratamento de Câncer de Dourados, a empresa terceirizada que utiliza a estrutura do Hospital do Câncer para atendimento de oncologia a pacientes de 35 municípios da região.

Davi Vieira, um dos diretores da clínica, informou ao Campo Grande News que o Evangélico pagou parte dos atrasados na sexta-feira, dia 17. Com esse dinheiro, o centro de tratamento de câncer pode pagar os fornecedores dos medicamentos utilizados na quimioterapia.

Devido ao feriado de ontem, os medicamentos só devem ser encaminhados hoje para Dourados. Como o tempo de transporte é de três dias, os produtos só devem chegar no fim de semana. Demais atendimentos, como consultas e outros procedimentos continuam sendo feitos normalmente no hospital, localizado na Rua Cuiabá.

O médico afirmou que apesar de ter feito o repasse de parte dos valores devidos, o Evangélico ainda não está em dia com a clínica, já que o montante de abril está atrasado. Segundo Davi Vieira, momentaneamente o repasse feito na sexta-feira garante a retomada do atendimento, mas se o valor de abril não for pago logo o atendimento pode ser suspenso de novo.

Na sexta-feira de manhã, a direção da clínica particular afixou um comunicado na entrada do hospital, informando que suspenderia a quimioterapia por falta de medicamentos e que a medida era reflexo do atraso no repasse feito pelo Evangélico. Formada por médicos da cidade, a clínica utiliza a estrutura do Hospital do Câncer, construído há alguns anos no terreno do Evangélico com doações obtidas pela ACCGS (Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados).

A suspensão no atendimento já tinha ocorrido em janeiro deste ano, afetando moradores de Dourados e de outros municípios da região que dependem dos serviços especializados de saúde custeados pelo SUS oferecidos na segunda maior cidade do Estado.

Como não possui estrutura para atendimento especializado de saúde, a prefeitura contrata o Hospital Evangélico para prestação de serviços de oncologia, cardiologia e nefrologia (rins). O dinheiro para custear o atendimento vem do Ministério da Saúde e o município repassa ao Evangélico, que por sua vez repassa às empresas terceirizadas contratadas pela instituição para oferecer os atendimentos.

Nos siga no Google Notícias