A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

09/06/2015 22:45

HU de Dourados cria Núcleo Regulação de vagas inédito na região

Lúcio Borges

O HU da UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) é o primeiro hospital público da região a ter um NIR (Núcleo Interno de Regulação) de vagas no hospital que atende o segundo maior município de Mato Grosso do Sul e outras 33 cidades da região sul do Estado.

Veja Mais
Preços de itens da ceia de Natal variam até 400%, aponta Procon
Reinaldo ativa monitoramento e assiste a simulação de prisão de assaltantes

Criado em fevereiro deste ano, o Núcleo, além de otimizar a internação dos pacientes que chegam ao HU-UFGD, seja ela eletiva ou de emergência, efetua a comunicação com a Central de Regulação de Leitos de Dourados, que é quem faz o encaminhamento dos usuários para os hospitais da rede pública. Entende-se por regulação o conjunto de ações que permitem organizar da melhor maneira os fluxos dentro de determinada área de atuação. 

O coordenador geral do NIR do HU-UFGD, o médico Ricardo do Carmo, explica que com o Núcleo o processo de análise das internações e das altas é mais minucioso, sendo realizado por uma equipe formada especificamente para esse fim e deixando de ser feito pelo médico que recebe o paciente. "Neste caso, o NIR trabalha para que os leitos de internação hospitalar existentes no HU-UFGD sejam ocupados de forma eficiente, obedecendo a um planejamento estratégico", explica.

Do Carmo aponta ainda que no processo é avaliada a real necessidade da internação, assim como é definido o leito mais apropriado para cada paciente, em função do diagnóstico e da complexidade do caso, e é acompanhada a permanência do interno, para que seja a menor necessária, sendo, se possível, mais rápida sua alta médica.

Mapa de leitos

O Núcleo é composto por doze colaboradores, entre os coordenadores geral e operacional, além dos enfermeiros de vários setores que formam a equipe operacional e dos técnicos que prestam apoio administrativo.

Uma das atribuições do NIR é reunir, três vezes ao dia, as informações referentes aos leitos do HU-UFGD e repassá-las à Central de Regulação de Leitos de Dourados. Por meio desse censo, são contabilizados dados sobre o movimento de entrada e de saída de pacientes no hospital e a classificação dos leitos, se estão instalados/desativados, operacionais/bloqueados, vagos/extras, entre outras categorias.

Atualmente, o hospital conta com 187 leitos ativos, distribuídos entre enfermarias, área materno-infantil e UTIs Adulto, Pediátrica, Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions