ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Interior

HU e prefeitura fazem acordo com MPF que prevê 2,8 mil cirurgias de catarata

Helio de Freitas, de Dourados | 19/11/2014 15:29
Hospital Universitário de Dourados vai fazer 1.800 cirurgias e prefeitura outras mil (Foto: Eliel Oliveira)
Hospital Universitário de Dourados vai fazer 1.800 cirurgias e prefeitura outras mil (Foto: Eliel Oliveira)

Em até dois anos, a prefeitura e o Hospital Universitário terão de fazer 2.817 cirurgias de catarata no município de Dourados, a 233 km de Campo Grande. É o que estabelece um acordo intermediado pelo MPF (Ministério Público Federal) e firmado há uma semana na sede da Justiça Federal na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Conforme a assessoria do MPF, os cidadãos terão acesso às cirurgias através da Central de Regulação Municipal, que vai fazer o cadastro e encaminhamento dos pacientes.

Além do MPF, fazem parte do acordo a Defensoria Pública da União, município de Dourados, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que administra o HU. Segundo a assessoria da Procuradoria da República, o acordo somente foi alcançado devido à boa vontade de todos os participantes.

Ficou estabelecido que as cirurgias serão feitas por médicos oftalmologistas contratados pelo município de Dourados mediante chamada pública. Mil cirurgias serão realizadas diretamente pela prefeitura com recursos transferidos pelo Estado de Mato Grosso do Sul.

As outras 1.817 serão feitas no Hospital Universitário, com recursos da UFGD, e com insumos fornecidos pelo próprio HU.

A catarata – A é a alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. Essa lente fica mais opaca com o envelhecimento natural do organismo. Com a perda da transparência, menos luz chega à retina e a visão diminui. Conforme essa situação progride, transforma-se em catarata, mais comum em pessoas acima de 60 anos, que são o principal grupo de risco.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2010 348.386 procedimentos cirúrgicos de catarata foram feitos no país. A doença não tem prevenção e 90% das cirurgias são satisfatórias.

Nos siga no Google Notícias