ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

HU faz pela primeira vez parto de quadrigêmeos e família pede ajuda

Uma esteticista residente em Ponta Porã deu à luz quatro meninos na maternidade do Hospital Universitário de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 20/03/2015 17:02
Um dos quadrigêmeos que nasceram nesta semana na maternidade do HU de Dourados (Foto: Divulgação)
Um dos quadrigêmeos que nasceram nesta semana na maternidade do HU de Dourados (Foto: Divulgação)

A esteticista Solange Ximenes, 35 anos, residente em Ponta Porã, deu à luz quatro meninos, na noite de segunda-feira. O parto ocorreu na maternidade do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Foi a primeira vez que nasceram quadrigêmeos no HU da segunda maior cidade de Mato Grosso Sul, a 233 km de Campo Grande.

Wesley, Wellington, Cauã e Victor nasceram prematuros, já que a gestação tinha apenas 27 semanas. Inicialmente todos foram para a UTI neo natal, mas dois já deixaram a unidade e dois permanecem internados, mas ganham peso rápido, segundo os médicos. Como não estava preparada para o nascimento dos quadrigêmeos agora, a família pede ajuda, principalmente fraldas descartáveis.

Vinda de Ponta Porã para ter os bebês no HU – o único hospital da macrorregião a fazer partos de alto risco e a contar com UTI Neonatal na rede pública de saúde – Solange, que já tem duas meninas, não esperava por mais uma gravidez. "Eu estava tranquila, nem pensava mais em engravidar, mas aconteceu e agora já nos acostumamos com a ideia", diz, referindo-se a ela e ao marido Marcos Ferreira.

Marcos diz que o baque foi grande, mas que com a ajuda da família tudo foi se ajeitando. Ele, a esposa Solange e alguns familiares estão em Dourados há uma semana, quando a então gestante sentiu contrações e foi encaminhada ao HU.

De acordo com a assessoria do HU, ao chegar ao hospital Solange foi levada à maternidade, onde foram realizados todos os procedimentos de urgência, tanto para ela como para os bebês. De lá foi transferida para o centro obstétrico.

A intenção dos médicos era que Solange ficasse o maior tempo possível internada para que os garotos se formassem melhor e tivessem mais resistência nos pulmões. Mas o parto aconteceu na noite de segunda-feira, dia 16.

Conforme o médico Luiz Augusto Freire, chefe da Divisão de Atenção à Saúde do HU-UFGD, em um parto desta magnitude os riscos são maiores, pois os bebês estão em idade gestacional incompleta. "Apesar de implicar uma estrutura médica de alta complexidade, o parto foi tranquilo e as crianças estão se recuperando muito bem", afirma o profissional. Segundo ele, o hospital conta com estrutura para realizar um procedimento como esse e para dar a assistência neonatal adequada.

Susto – Na primeira ultrassonografia que fez durante a fase pré-natal, Solange conta que o médico visualizou apenas dois bebês, o que já gerou susto, já que ela não fez tratamento para engravidar e sequer tem casos de gêmeos na família. O espanto aumentou no segundo exame, quando os quatro apareceram.

Após o nascimento, os meninos foram encaminhados à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, sendo que dois deles, os primeiros a nascer, já receberam alta para a unidade intermediária. Wesley, Wellington, Cauã e Victor ainda estão ganhando peso, já que nasceram com menos de um quilo e meio cada.

Solange já recebeu alta da maternidade e agora aguarda a recuperação dos quadrigêmeos no alojamento do hospital. Ela e o marido estão recebendo doações de fraldas descartáveis e outros itens para recém-nascidos. Quem tiver interesse em ajudar pode entregar as doações no Serviço Social do HU. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-3004.

Dois bebês permanecem na UTI neonatal, mas médico diz que eles estão bem (Foto: Divulgação)
Dois bebês permanecem na UTI neonatal, mas médico diz que eles estão bem (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias