ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

HU inicia amanhã mutirão de cirurgias de catarata determinado pela Justiça

Hospital Universitário e Secretaria Municipal de Saúde firmaram parceria para cumprir determinação judicial de zerar demanda reprimida; HU vai fazer uma média de cem cirurgias por mês

Helio de Freitas, de Dourados | 21/08/2015 10:24
Pacientes aguardam atendimento no Hospital Universitário de Dourados, que inicia mutirão de cirurgias amanhã (Foto: Arquivo)
Pacientes aguardam atendimento no Hospital Universitário de Dourados, que inicia mutirão de cirurgias amanhã (Foto: Arquivo)

Começa a ser cumprido neste fim de semana o acordo judicial que determinou providências para zerar a fila de pessoas que esperam por cirurgia de catarata em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) anunciou em nota da assessoria que as primeiras cirurgias serão feitas no sábado e domingo.

Intermediado pelo MPF (Ministério Público Federal), o acordo foi firmado no dia 12 de novembro do ano passado, garantindo 2.817 cirurgias de catarata disponibilizadas à população em até dois anos. Mil cirurgias terão de ser feitas pelo município de Dourados e outras 1.817 são de responsabilidade do HU.

Cem por mês – De acordo com a assessoria do Hospital Universitário, uma programação especial foi elaborada para atender a demanda reprimida por cirurgias de catarata e pelo menos cem pacientes devem ser atendidos por mês.

Quatro médicos vão se revezar em escala, inclusive com atendimentos durante os dias de semana, para cumprir a programação. Conforme a assessoria, paralelamente, o HU seguirá com as cirurgias de catarata previstas pela contratualização com o município.

Pelo menos 120 pacientes já passaram pela triagem clínica, pelos exames de biometria e estão sendo convocados para a cirurgia que será feita neste fim de semana.

Zerar fila – “Essa medida só foi possível pela cooperação do HU com a Secretaria Municipal de Saúde, e o apoio da iniciativa privada, no caso o Hospital dos Olhos Dourados. O objetivo maior é zerar uma longa fila de espera que se instalou pela dificuldade técnica na realização do procedimento”, afirmou a superintendente do HU, Mariana Croda.

A cirurgia para correção da catarata (perda da transparência do cristalino, lente natural do olho) tem grande demanda no sistema público de saúde. O HU da UFGD é referência em cirurgias eletivas na macrorregião da Grande Dourados, feitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Nos siga no Google Notícias