ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Ibama libera contratação de 32 brigadistas temporários em quatro cidades de MS

Mariana Rodrigues | 24/03/2016 13:17
Bairro Popular Nova, em Corumbá. (Foto: Erik Silva/Jornal Capital do Pantanal - Arquivo)
Bairro Popular Nova, em Corumbá. (Foto: Erik Silva/Jornal Capital do Pantanal - Arquivo)

O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), autorizou a contratação de 32 brigadistas temporários em quatro municípios de Mato Grosso do Sul, conforme publicação do Diário Oficial da União desta quinta-feira (24).

Em Corumbá- distante a 419 km de Campo Grande, de acordo com a publicação, foi autorizada a contratação de um chefe de brigada, quatro brigadistas chefes de esquadrão e dezesseis brigadistas para prevenção e combate aos incêndios florestais.

Ainda de acordo com a portaria, o Prevfogo (Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), foi autorizado a contratar brigadas federais temporárias em outros três município.

Sendo um chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e oito brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais nos municípios de Porto Murtinho, com duas brigadas, Miranda e Aquidauana.

A decisão leva em consideração a seleção das áreas críticas realizada pelo Prevfogo, embasada em critérios técnicos como as detecções de focos de calor registrados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a presença de Unidades de Conservação Federais, terras Indígenas e Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária Federais e a presença de remanescentes de vegetação natural.

Conforme o Diário da União, a publicação leva em consideração a portaria nº 51, de 12 de fevereiro de 2016, do Ministério do Meio Ambiente, que declara estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul e nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e no Distrito Federal.

Fica o Centro Especializado Prevfogo responsável pela seleção, contratação, capacitação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas. A portaria entra em vigor hoje.

Nos siga no Google Notícias