A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

02/10/2015 16:37

Idosos viajam 428 quilômetros para por fim a espera por cirurgia nos olhos

Renata Volpe Haddad
Para poder fazer cirurgia de catarata, grupo sai de Jardim e percorre 428 km para chegar em Corumbá. (Foto: Paulo Fernandes)Para poder fazer cirurgia de catarata, grupo sai de Jardim e percorre 428 km para chegar em Corumbá. (Foto: Paulo Fernandes)

Um grupo formado por 28 moradores de Jardim, distante 233 km de Campo Grande, chegou a Corumbá para poder participar da Caravana da Saúde. A maioria das pessoas precisam realizar cirurgias de catarata e locou um ônibus para poder percorrer os 428 quilômetros de distância entre os municípios.

Veja Mais
Marinha transportará ribeirinhos que serã atendidos pela Caravana da Saúde
Caravana da Saúde atende 500 pessoas a mais que o esperado no 1º dia

Este é o caso da aposentada Maria Sofia Ávalos, 68 anos. Ela chegou em Corumbá junto com o marido, e os dois foram com a intenção de fazer a cirurgia de catarata. "Eu estava com catarata nos dois olhos e em Jardim, o médico me disse que eu precisava da cirurgia. Paguei particular para fazer em um olho, e agora eu fiz a do outro na Caravana e foi indolor", conta.

O esposo de Maria estava na sala de cirurgia e ele também precisa fazer a retirada da catarata dos dois olhos. "Meu marido e eu não esperamos a Caravana chegar até Jardim porque há muito tempo a gente precisava da cirurgia. Me sinto feliz por conseguir ser atendida aqui", afirma.

Outra idosa que também já passou pela cirurgia de catarata é Juliana Barros, 61 anos. Ela que faz parte do grupo dos moradores de Jardim, comenta que foi diagnosticada com a lesão ocular em um dos olhos e fez a cirurgia na Santa Casa, em Campo Grande.

"Aí surgiu a catarata no outro olho. Não dá para esperar a Caravana chegar até Jardim, ficamos sabendo que estava tendo aqui e nos reunimos. A cirurgia foi muita rápida e o atendimento de toda a equipe é muito bom. Os médicos foram muito atenciosos", alega.

Sem dinheiro para pagar por uma cirurgia, há 3 meses, Vicente Franco de Oliveira, 61 anos, começou a enxergar embaçado. "Quando soube que a Caravana da Saúde estaria em Corumbá fiquei contente. Acabei de passar pela cirurgia que foi rápida e sei que logo vou enxergar bem de novo", comenta.

Estão programadas 1.800 cirurgias para pessoas com idade acima de 55 anos, conforme o que preconiza o Sistema Único de Saúde, podendo atender outras pessoas, caso estas vagas disponibilizadas não sejam preenchidas. (Foto: Divulgação)Estão programadas 1.800 cirurgias para pessoas com idade acima de 55 anos, conforme o que preconiza o Sistema Único de Saúde, podendo atender outras pessoas, caso estas vagas disponibilizadas não sejam preenchidas. (Foto: Divulgação)

Caravana - As consultas oftalmológicas na Caravana da Saúde serão realizadas até domingo, 4 de outubro e, apesar da grande procura nos dois primeiros dias, ainda há vagas. É o que informa a secretária de Saúde da Prefeitura de Corumbá, Dinaci Ranzi, reforçando que as consultas estão acontecendo por livre demanda, sem necessidade de encaminhamento.

Estão programadas 1.800 cirurgias para pessoas com idade acima de 55 anos, conforme o que preconiza o SUS (Sistema Único de Saúde), podendo atender outras pessoas, caso estas vagas disponibilizadas não sejam preenchidas.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions