ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Importante para Mercosul, Rio Paraguai é pouco explorado como hidrovia

Caroline Maldonado | 26/11/2015 16:37
Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, foi ao evento representando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) (Foto: Divulgação/Governo de MS)
Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, foi ao evento representando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) (Foto: Divulgação/Governo de MS)

O fórum “Rumos da Hidrovia: ações para o desenvolvimento sustentável do transporte no Rio Paraguai” reuniu na manhã de hoje (26), entidades governamentais e privadas, em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. O debate foi promovido pela Marinha de Ladário, além de instituições dos setores produtivo e de transporte dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Para o comando do 6º Distrito Naval da Marinha, mesmo considerada fundamental para o desenvolvimento do Mercosul, a bacia do Paraguai é subutilizada quanto ao transporte de cargas.

O transporte desse rio é limitado a um pequeno fluxo de commodities, principalmente minério e açúcar. Para a Marinha, outros commodities poderiam ser transportados pelo Rio Paraguai, entre eles soja, farelo de soja e milho.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, foi ao evento representando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que a princípio participaria do fórum. Verruck defendeu a criação de mecanismos para explorar capacidade de navegação do rio, como a criação de zonas especiais de exportação e importação para fomentar o uso do terminal de Porto Murtinho.

“Nós fizemos uma ampla discussão sobre as hidrovias de MS. Acreditamos que a hidrovia tem um grande potencial e pode ajudar no desenvolvimento do Estado. Temos que desenvolver a parte da hidrovia como fizemos no terminal portuário de Porto Murtinho. A ativação do porto está movimentando a economia e aqui em Corumbá queremos o mesmo desenvolvimento”, disse o secretário.

Nos siga no Google Notícias