ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Incêndio intoxicou nove pessoas e matou 40 bois em Dourados

Aliny Mary Dias | 23/08/2013 09:15
Área atingida por incêndio será medida nesta terça-feira (Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News)
Área atingida por incêndio será medida nesta terça-feira (Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News)

Esta sexta-feira (23) será exclusiva para contabilizar prejuízos por parte dos fazendeiros que tiveram as propriedades atingidas pelo incêndio que começou em um canavial e saiu do controle na manhã de ontem (22).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nove pessoas precisaram ser socorridas, inclusive um bebê de 5 meses, porque ficaram intoxicadas com a fumaça densa que dava para ser vista a quilômetros de distância.

Em uma das fazendas, cerca de 40 bois morreram queimados e outros terão que ser sacrificados, pois tiveram parte da carcaça queimada. O total de animais mortos ainda está sendo apurados, já que propriedades vizinhas também foram atingidas.

Ainda segundo os Bombeiros, 15 caminhões pipas de usinas e da Prefeitura de Dourados ajudaram no combate que levou mais de cinco horas. Ao todo, 330 mil litros de água foram usados.

A área total destruída pelas chamas, que segundo relato de funcionários de fazendas, era programado e saiu do controle, será apurado pelos proprietários das fazendas ainda hoje. O dono de uma das fazendas, Walter Beloto, foi até a delegacia para registrar boletim de ocorrência.

As chamas atingiram um barraco onde vivia um homem identificado como Josias que morreu no local. A 1ª delegacia de polícia investiga a morte, mas os documentos do homem ainda não foram encontrados.

Incêndio - O fogo, que iniciou na madrugada de ontem, entre as rodovias BR-463 e MS-379, na saída de Dourados para Laguna Carapã, continuava fora de controle até o fim da tarde, segundo informações do Corpo de Bombeiros. “As chamas ainda não foram controladas, mas a proporção diminuiu”, informou o subtenente Ferreira.

Ainda às margens da BR-463, havia dezenas de barracos de indígenas. A maioria foi consumida pelas chamas. Áreas de preservação ambiental e canaviais também foram destruídos. Somente no sítio de Walter Beloto, cerca de 40 cabeças de boi morreram queimadas. Somente três animais teriam sobrevivido.

Algumas equipes estão na região no Bairro Campina Verde, localizado ao lado de sítios, para evitar que o fogo atinja residências. Outras se concentram na região do antigo Praia Clube.

Nos siga no Google Notícias