ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Indígenas ocupam prefeitura em busca de gratuidade em transporte universitário

Bruno Chaves | 31/01/2014 14:51
Grupo teme ter que pagar por transporte intermunicipal (Foto: Marcos Tomé/Região News)
Grupo teme ter que pagar por transporte intermunicipal (Foto: Marcos Tomé/Região News)

Pelo menos 100 pessoas, entre indígenas e assentados, ocuparam o prédio da Prefeitura de Sidrolândia – a 71 quilômetros de Campo Grande – em um protesto contra a suspensão do transporte de estudantes até Campo Grande. Eles querem a volta da gratuidade do transporte de universitários para a Capital.

Segundo o cacique Genivaldo Campos, que coordena o movimento, cerca de 30 indígenas das aldeias Córrego do Meio e Lagoinha, da Reserva Buriti, estudam em universidades de Campo Grande e não têm condições de arcar com quase R$ 300 para pagar o transporte intermunicipal.

“Querem nos cobrar esse valor. Já é difícil nos mantermos estudando. Essa taxa vai impossibilitar os indígenas de fazer um curso universitário por causa da nossa baixa renda”, afirma.

Genivaldo conta que a gratuidade no transporte para alunos teve início em 2005. Segundo ele, no final do ano passado o atual prefeito anunciou o corte do benefício. “Nossa reivindicação é que volte a gratuidade para as aldeias da região”, pede.

Protesto – Os indígenas, com apoio de assentados, ocuparam o prédio do Executivo Municipal por volta das 14h. “Enquanto o prefeito não sair e conversar com a gente, dando uma resposta positiva, vamos permanecer aqui”, declara,

A reportagem do Campo Grande News procurou o prefeito Ari Basso por telefone, mas sem sucesso.

Nos siga no Google Notícias