ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Índios ameaçam invasão e conflito pode estourar dia 10

Lidiane Kober | 08/01/2014 19:26

Cerca de 20 produtores rurais, da região de Morraria do Sul, no município de Bodoquena, a 266 quilômetros da Capital, acusam índios de ameaçá-los para deixarem as propriedades, caso contrário, prometem invadir as terras no dia 10 de janeiro. Os produtores, por sua vez, se recusam a sair das casas e levaram o caso à polícia.

Segundo o vereador Edinho Carvalho, que tem uma chácara de 33 hectares na região, as ameaças começaram no início de dezembro do ano passado. Preocupado, o produtor rural Assis de Souza Ferreira registrou, dia 30 do último mês, B.O. (Boletim de Ocorrência), comunicando a ameaça à polícia.

Na denúncia, ele informou que cinco índios foram, no dia 11 de dezembro, à sua propriedade e deram 30 dias para a família deixar a área. Os indígenas da reserva Kadiwéus, localizada na divisa de Porto Murtinho com Bodoquena, alegam que medição feita 1982 atesta que a área é deles.

“Eles não tem nenhum documento provando que a terra é indígena”, rebateu o vereador. Segundo ele, á área é ocupada por pequenos produtores, com propriedades de 30 a 40 hectares. “As famílias usam do local para sobrevivência, plantando arroz, feijão e criando gado”, completou.

Edinho disse ainda que a decisão das famílias é resistir até o final. “Já foram feitas várias ameaças aos produtores, inclusive, com data da invasão, marcada para o próximo dia 10, mas os produtores estão se preparando para resistir e podem ocorrer mortes no local”, alertou.

Nos siga no Google Notícias