ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Índios avisam em carta que vão continuar lutando por terra tradicional

Viviane Oliveira | 30/11/2014 12:25
Índios Terena estão na fazenda desde a última sexta-feira. (Foto: divulgação/Cimi)
Índios Terena estão na fazenda desde a última sexta-feira. (Foto: divulgação/Cimi)

Após ocupação de parte da Fazenda Maria do Carmo, no distrito de Taunay, em Aquidauana, na madrugada de sexta-feira (28), o Conselho Terena divulgou uma carta dizendo que enquanto o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não assinar a portaria declaratória da terra, os índios continuarão as retomadas. “Nós Terena de Taunay/Ipegue reafirmamos que continuaremos retomando nosso território tradicional”, avisam no texto.

O processo demarcatório da Terra Indígena Taunay/Ipegue começou há 29 anos e mesmo com o prazo determinado na Constituição Federal de 1988 para concluir todas as demarcações, a terra ainda não está demarcada.

Conforme a carta, em 2010 a Justiça Federal suspendeu o processo demarcatório atendendo pedido dos fazendeiros. No entanto, em abril deste ano, a decisão foi revogada e há sete meses os índios esperam o Ministério da Justiça expedir a portaria declaratória. “Enquanto não for assinada nossa portaria declaratória continuaremos retomando fazenda por fazenda que incide em nosso território e faremos a autodemarcação de nosso território tradicional”, afirmam.

Nesta terça-feira deve acontecer, em Campo Grande, uma reunião com promotores de Justiça sobre o assunto. De acordo com o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) a área onde está localizada a fazenda Maria do Carmo teve os estudos de identificação conclusos em 2004 e foi reconhecida como terra indígena, junto com outras 16 propriedades da região. 

As famílias que estavam na propriedade no dia da chegada dos terena já deixaram a fazenda.

Nos siga no Google Notícias