A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017

05/06/2013 14:32

Índios e moradores fazem protesto contra presença de Força Nacional

Jéssica Benitez e Aliny Mary Dias, de Sidrolândia
Índios protestam contra presença de Força Nacional em Sidrolândia (Foto: Cleber Gellio)Índios protestam contra presença de Força Nacional em Sidrolândia (Foto: Cleber Gellio)

Poucos mais de 30 pessoas entre índios e moradores de Sidrolândia fazem passeata neste momento no Centro da cidade contra o envio da Força Nacional para intervir no conflito entre indígenas e fazendeiros na fazenda Buriti. Com cartazes dizendo “Dilma é uma vergonha para o País”, eles vão rumo à prefeitura.

Embora seja pacífica, os protestantes seguem gritando que “índios não são bandidos e só querem terra para plantar”. A mobilização também tem a presença de crianças. A reintegração de posse da fazenda, marcada inicialmente para ocorrer hoje, foi suspensa.

O acerto foi mediado pela AGU (Advocacia Geral da União). A contrapartida solicitada aos índios é a pacificação da área. Mesmo assim, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que a Força Nacional vai permanecer na propriedade para garantir segurança, tanto de fazendeiros, quanto de índios.

A tropa ainda esta em Campo Grande. Um primeiro grupo, de 50 homens, ainda aguarda a chegada de outros 60 que vão reforçar a segurança na área. Também não foi definido como será a atuação em Sidrolândia.




índio quer terra pra que??? se não pranta um pé de mandioca,só se for para cacar e acabar com a fauna e flora.

e um absurdo tirar terras produtivas de quem produz ,gera empregos e movimenta a economia do pais para dar para índios.
 
SERGIO ACOSTA em 06/06/2013 14:49:45
índio não e bandido, mas estão se comportando como tal, todo a quele que age a margem da lei e um marginal, isso só vai acabar quando o Brasil tratar o índio como gente e não como bicho, desde o tempo das cavernas o homem evoluiu, índio e gente tem q evolui.
 
flavio muniz em 05/06/2013 21:32:47
Ainda bem que é uma minoria da população de Sidrolândia, e esse pessoal que tá participando do protesto, deveria ir morar na aldeia com os indios, porque é um absurdo protestar contra o aumento da segurança da Cidade e região.
 
ALFREDO SANDIM em 05/06/2013 16:58:33
se os indios não são bandidos, os fazendeiros q tiveram seus bens queimados é q são?????
 
newton oliveira em 05/06/2013 16:13:00
AI TEM MUITOS INDIOS DA BOLIVIA E DO PARAGUAI. ACORDA JUSTIÇA.
 
fabio de melo em 05/06/2013 15:03:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions