ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Índios fecham polo da Sesai para cobrar substituição de coordenador

Duzentos índios estão em frente ao prédio impedindo entrada e saída de funcionários; porta-voz diz que falta atendimento nas aldeias

Helio de Freitas, de Dourados | 25/01/2016 16:57
Com cartazes, índios protestaram em frente a posto de saúde. (Foto: Direto das Ruas)
Com cartazes, índios protestaram em frente a posto de saúde. (Foto: Direto das Ruas)

Pelo menos 200 índios de cinco aldeias da região de Caarapó, a 283 km de Campo Grande, protestam na tarde desta segunda-feira (25) em frente ao polo-base da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), que fica em um bairro da cidade. Segundo Elson Canteiro Gomes, porta-voz dos manifestantes, eles cobram a demissão do coordenador regional do polo, Adalberto Araújo Corrêa.

“Já mandamos ofício para Campo Grande pedindo a demissão do Adalberto, porque as comunidades estão descontentes com o trabalho dele. O atendimento de saúde nas aldeias está muito ruim e a Sesai não atende as comunidades dos tekohas de retomada [áreas ocupadas pelos índios]. Por isso vamos ficar aqui até chegar o pessoal de Campo Grande”, afirmou Elson Gomes ao Campo Grande News.

Ele confirmou que os funcionários estão trancados no prédio, impedidos de saírem. “Ninguém entra nem sai, porque só assim seremos ouvidos. Eles estão no bem bom, nós é que estamos no sol quente”.

Policiais militares acompanham a situação à distância. De acordo com oficiais de Caarapó, a PM só vai interferir se tiver determinação superior ou solicitação da Polícia Federal.

Elson disse que o representante da coordenação estadual da Sesai deve chegar à cidade até às 18h desta segunda para negociar com os índios.

Nos siga no Google Notícias