ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Índios invadem mais 2 fazendas em Japorã e ateiam fogo em uma delas

Bruno Chaves | 27/10/2013 11:16
Objetos revirados e destruídos em uma das fazendas invadidas pelos índios.
Objetos revirados e destruídos em uma das fazendas invadidas pelos índios.
Restos de comida e objetos ao chão na cozinha de uma das fazendas, em Japorã
Restos de comida e objetos ao chão na cozinha de uma das fazendas, em Japorã

Mais duas fazendas da região de Japorã – a 487 quilômetros de Campo Grande – foram invadidas pelos índios da etnia Guarani-Kaiowá entre a noite de ontem (26) e a manhã deste domingo (27). Em uma das propriedades, a família fugiu as pressas da sede e acabou se perdendo no matagal. Na outra, os indígenas atearam fogo na casa e destruíram móveis e objetos.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Iguatemi, Hilário Parisi, o clima em toda a região está tenso. “É uma indignação tremenda. Sensação de impunidade. Eles entraram nas fazendas e não deixam os produtores nem retirar o gado e nem entrar no pasto para tratar dos animais. Todos estão saindo fugidos”, contou.

Hilário contou que o grupo indígena invadiu a Fazenda Pedra Branca por volta das 22h de ontem. “Na fuga, a família entrou no mato e se dispersou. Foi necessário ajuda da polícia para encontrá-los”. Já neste domingo, por volta das 9h30, foi a vez da Fazenda São José sofrer com os atentados indígenas, já que a sede foi incendiada.

“Eles invadiram a fazenda e bateram em duas crianças, filhas de um funcionário. Colocaram fogo na casa principal e destruíram tudo. O grupo ainda está armado com espingardas”, denuncia Itamar Vargo, proprietário da Fazenda São José.

O produtor ainda relatou que não teve a oportunidade de retirar o gado da área. Ele contou que chegou a carregar quatro caminhões com os animais, mas o comboio não conseguiu sair da área a tempo. “Ainda ficaram 600 cabeças no pasto, que precisam ser carregadas”.

Com as invasões das últimas horas, o número de propriedades ocupadas pelos Guaranis-Kaiowá chega a 14, conforme Hilário. Apenas a Fazenda São Jorge resiste a ocupação, pois um pequeno grupo de policiais federais permanece no local.

“O contingente da polícia é pequeno. Estamos em contato com a secretária Tereza Cristina [Seprotur - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo] para que mais policiais federais de outras partes do Estado venham para cá. Ela está nos ajudando nessa intermediação”, diz.

Indígenas – Os indígenas da etnia Guarani-Kaiowa reivindicam há 10 anos a demarcação da área de 9,460 mil hectares, que fica próxima ao Rio Iguatemi, em Japorã. A Aldeia Porto Lindo, que fica ao lado da região das fazendas, possui cerca de cinco mil indígenas.

A invasão das propriedades começou há bastante tempo e até já houve conflito entre produtores e indígenas há 10 anos.

Ontem, a Polícia Federal de Naviraí foi até as propriedades para evitar que qualquer tipo de violência. Os agentes irão permanecer na região por cerca de 10 dias.

Nos siga no Google Notícias