A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

18/03/2011 16:04

Índios kadiweu mantém há três dias peões reféns em fazenda de Bonito

Jorge Almoas

Um peão e a esposa que trabalham na fazenda Santa Clara, localizada em Bonito, são mantidos reféns pelos índios da etnia kadiweu, que invadiram a propriedade no último sábado. Há três dias, os proprietários não têm qualquer notícia dos dois e temem pela vida dos funcionários.

Marcelo Bertone, presidente do sindicato rural do Bonito, contou ao Campo Grande News que esteve na fazenda ontem acompanhado de dois policiais militares. Eles foram recebidos a flechadas pelos índios, que podem ter armas de fogo.

“Não conseguimos qualquer informação sobre o peão e a esposa, porque os indígenas não deixam a gente chegar perto da sede”, disse Betone. Da porteira à sede, são cerca de 400 metros.

“Há oito anos não tínhamos problema. Agora eles resolveram invadir e estão em maior quantidade, são 60 índios, tem até branco no meio”, denuncia Nilton Pereira Vargas, proprietário da fazenda Santa Clara, que fica a 65 quilômetros do centro de Bonito.

A retirada dos indígenas só pode ser realizada com autorização da justiça e apoio da Polícia Federal. Os proprietários entraram com pedido na 1ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande e fizeram pedido de apoio à PF. As solicitações aguardam julgamento.

Os índios kadiweu que moram na reserva próxima à fazenda Santa Clara reivindicam a área da propriedade. No entanto, os proprietários conseguiram na justiça, em 2003, a manutenção da posse da área.

A reportagem do Campo Grande News tentou contato com a chefia local da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Bonito, mas não obteve retorno.

Índios permanecem em fazenda de Bonito e saída depende de decisão judicial
O grupo de 15 índios da etnia kadiweu continua acampado na Fazenda Santa Clara, distante 65 quilômetros de Bonito, mas não estão agressivos, informou...
Donos de fazenda invadida em Bonito acionam justiça para reintegração de posse
Os proprietários da fazenda Santa Clara, no município de Bonito, acionaram a justiça e a Polícia Federal para que seja feita a reintegração de posse ...
Índios kadiwéu acampam em fazenda de Bonito e cobram demarcação
Grupo de 100 índios da etnia kadiwéu invadiu no último sábado a fazenda Santa Clara, que faz limite com as aldeias Córrego de Ouro e São João, em Por...
Cinco pessoas são atingidas por raio em colheita de cana e uma morre
Um trabalhador rural identificado como Abmael Fernandes dos Santos, de 30 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (7) ao ser atingido por um raio en...



Estou fazendo um trabalho na faculdade sobre os indios Kadiweus... eles so estão querendo o que ja era deles e foi dada aos agricultores. Você gostaria que alguem invadisse sua casa lhe mostrasse uma escritúra de posse, e vc fosse obrigado a viver com sua familia num espaço onde não tem nada para obter o seu sustento, e ainda ter que esperar por gerações para que seu direito a casa seja julgado! ou faria o mesmo que os indios estão fazendo...
 
Naura Maciel em 22/08/2011 04:50:44
È impressionante como a classe ruralista nao tem poder nenhum sobre seu patrimonio que trabalha ali paga seus impostos que nao são baratos e nao tem direito a quase nada,como isso é revoltante porque são eles que alimentam essa naçao e até mesmo esses Indios,eles envadem rouban usa e abusa e ninguem toma providencia nehuma no caso essa area que foi envadida aqui em Bonito irregularmente e até agora nenhuma providencia de governo,deputado,policia federal e até mesmo orgão que defende os produtor isso viro uma politicagem desgrassada.Mas uma coisa é certa esses produtores rurais são todos desunidos por isso que acontece isso,porque os sem terra consegue tudo, paralizam rodovias quebram plenarios ,prefeituras etc... porque eles são unidos e organizados.
 
Humberto Barbosa de Souza em 22/03/2011 09:25:06
Nossas terras foram compradas e todas tem escrituras que foram dadas pelo governo federal não podemos deixar que nos chamem de invasores, pois nós trabalhamos emcima do que é nosso em quanto os indios que tem em torno de 530000 hectares (quinhentos e trinta mil) e são mais ou menos 3000 indigenas(isso só nessa região) usam essas terras para arrendarem.Se trabalhasem em vez de arrendarem para alguns aproveitadores porque acho que quem arrenda terra de indio não pode ser chamado de pecuarista estariam muito bem.
 
Anaor Nogueira Da Silva em 19/03/2011 08:11:23
não sei para que indio que terra eles não cuida nem das que eles ja possuem o governo que tem que resolver o probrema deles porque indio no ms hoje não conhece nem tatu e eles que mais terra para que eles tem que parar de fazer filhos e trabalhar mais um pouco
 
jose ormundo em 18/03/2011 08:27:35
É isso que dá invadir a terra dos indígenas. Menos cedo ou menos tarde eles vão voltar, não adianta reclamar. É uma questão étnica. Os fazendeiros nunca vão conseguir entender. Enquanto isso, ó Dilma cade você? Vamos resolver estes problemas demarcando de uma vez as terras indígenas dos guarani e terena?
 
Ciro Siskind em 18/03/2011 05:57:45
Voltaram a invadir fazenda em Bonito
 
Carlos Augusto Vieira em 18/03/2011 04:18:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions