ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Índios kadiweu mantém há três dias peões reféns em fazenda de Bonito

Jorge Almoas | 18/03/2011 16:04

Um peão e a esposa que trabalham na fazenda Santa Clara, localizada em Bonito, são mantidos reféns pelos índios da etnia kadiweu, que invadiram a propriedade no último sábado. Há três dias, os proprietários não têm qualquer notícia dos dois e temem pela vida dos funcionários.

Marcelo Bertone, presidente do sindicato rural do Bonito, contou ao Campo Grande News que esteve na fazenda ontem acompanhado de dois policiais militares. Eles foram recebidos a flechadas pelos índios, que podem ter armas de fogo.

“Não conseguimos qualquer informação sobre o peão e a esposa, porque os indígenas não deixam a gente chegar perto da sede”, disse Betone. Da porteira à sede, são cerca de 400 metros.

“Há oito anos não tínhamos problema. Agora eles resolveram invadir e estão em maior quantidade, são 60 índios, tem até branco no meio”, denuncia Nilton Pereira Vargas, proprietário da fazenda Santa Clara, que fica a 65 quilômetros do centro de Bonito.

A retirada dos indígenas só pode ser realizada com autorização da justiça e apoio da Polícia Federal. Os proprietários entraram com pedido na 1ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande e fizeram pedido de apoio à PF. As solicitações aguardam julgamento.

Os índios kadiweu que moram na reserva próxima à fazenda Santa Clara reivindicam a área da propriedade. No entanto, os proprietários conseguiram na justiça, em 2003, a manutenção da posse da área.

A reportagem do Campo Grande News tentou contato com a chefia local da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Bonito, mas não obteve retorno.

Nos siga no Google Notícias