ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Índios liberam refém após negociação com subsecretária de Políticas Índígenas

Thiago de Souza | 17/12/2015 20:07
Refém cumprimenta subsecretária que negociou liberação dele nessa tarde. (Foto: Divulgação)
Refém cumprimenta subsecretária que negociou liberação dele nessa tarde. (Foto: Divulgação)

O supervisor de Educação Escolar José Borges da Silva, foi liberado no fim da tarde de hoje (17), após ter ficado refém de lideranças indígenas desde às 8 horas. A revolta dos índios se deu por conta da eleição de uma professora não-índia para a direção de uma escola da Aldeia Urbana Aldeinha, em Anastácio, a 135 quilômetros da Capital.

Os índios pediram a presença da subsecretária de Políticas Públicas para População Indígena, Silvana Dias de Souza Albuquerque. Ela estava em Miranda e se deslocou para a aldeia onde negociou com os índios e prometeu agendar um encontro com o governador Reinaldo Azambuja e com a secretária Estadual de Educação Maria Cecília Amêndola da Motta.

Os índios não aceitam uma lei sancionada em julho deste ano, que diz que qualquer pessoa pode assumir a direção de uma escola indígena no Estado. Segundo os nativos, a lei fere a tradição local, onde os caciques e lideranças das aldeias escolhem o diretor da escola.

Segundo Silvana, o professor que foi mantido refém, agradeceu bastante a atuação dela, caso contrário passaria a noite retido na aldeia. Ela vai protocolar, na próxima segunda-feira (17), o pedido de encontro com o governador.

Nos siga no Google Notícias