ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Índios prometem queimar tudo em fazenda contra reintegração de posse

Viviane Oliveira | 01/07/2013 16:49
Índios ocupam fazenda desde o dia 30 de maio. (Foto: Marcos Ermínio)
Índios ocupam fazenda desde o dia 30 de maio. (Foto: Marcos Ermínio)

“Se for cumprida a reintegração de posse, nós vamos queimar tudo antes de sair”, o desabafo é do cacique Isaias Francisco, um dos mil índios, que ocupa desde o dia 30 de maio, a fazenda Esperança, em Aquidauana, distante 135 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o cacique, eles estão apreensivos e aguardando a chegada da Polícia no local. “Ninguém aqui está tranquilo. Se realmente for cumprida a reintegração nós vamos colocar fogo em trator, sede, vamos acabar com tudo”, afirma.

A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou que a ordem judicial de reintegração de posse foi recebida na última sexta-feira (28) à noite. Ainda conforme o órgão, ainda não foi cumprido a ordem, porque a Polícia está em fase de planejamento.

O fazendeiro Nilton Carvalho da Silva Filho, dono da fazenda, entrou na Justiça Federal com ação de reintegração de posse uma semana após a invasão. No último dia 18 de junho, a Justiça deu prazo de 10 dias para a Funai (Fundação Nacional do Índio) retirar os índios da área.

O prazo já venceu e segundo a decisão do juiz Renato Toniasso, da 1ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande, a força policial deverá retirar os indígenas da fazenda. “Estou na expectativa, também não sei o dia que vai ocorrer à reintegração, eles [a Polícia] só avisam no dia”, diz.

Nos siga no Google Notícias