A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

11/05/2011 11:08

Índios terenas invadem fazenda e anunciam retomada de 17 mil hectares

Aline dos Santos

Cerca de 1.500 índios terenas invadiram ontem à noite uma fazenda na saída para Sidrolândia. Segundo o líder indígena Roberto Silva, trata-se de uma ação para retomada de 17 mil hectares.

Ele afirma que a área já foi declarada como terra indígena. “Não falta mais nada. Só o grupo da Funai [Fundação Nacional do Índio] demarcar área”, afirma.

Localizada a 30 km de Sidrolândia, a Buriti é formada por um complexo de nove aldeias, com quatro mil pessoas vivendo em 2 mil hectares.

A ofensiva dos terenas começou na manhã de ontem. O coordenador regional da Funai, Edson Fagundes, e o chefe de Meio Ambiente da Fundação, Ricardo Araújo, foram feitos reféns pelos índios.

Segundo informações, Edson ficou refém por querer trocar o coordenador das aldeias em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, Samuel Dias, para colocar um parente.

O líder indígena minimizou a ação. “É que precisávamos de tempo para conversar”, afirma Roberto Silva. Uma equipe da PM (Polícia Militar) do distrito de Quebra Coco foi até o local. Segundo a polícia, os índios estavam armados com arco, flecha, foices e arpões.

Conforme Roberto Silva, os índios montaram acampamento e estão dispostos a permanecer na área invadida. “Quando começa uma retomada, ninguém sabe o que nos espera”.

Coordenador Regional da Funai é liberado pelos índios após negociação
Chefe de Meio Ambiente da Fundação também foi soltoO coordenador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), Edson Fagundes, e o chefe de Meio A...
Mulher tenta matar vizinha com faca e diz que foi forçada por traficante
Mulher de 28 anos tentou matar a vizinha, de 30 anos, por volta das 7h30 da manhã desta sexta-feira (20 em Paranaíba - município distante 422 Km de C...



Estou invadido a quase 2 anos, roubado e expulso de minha Fazenda onde chegaram e foram comendo criações (porcos, carneiros vacas leiteiras), são ladrões, porcaria, sem caráter, alguns drogados e alcolatras. Querem bagunçar o Brasil, com aval de Ongs, e Funai, com Igreja Católica ,"CIMI - COMISSÃO INDIGENISTA MISSIONÁRIA". Indio + Funai + ONGS + CIMI = retrocesso, perdas de vidas que acontecerão com certeza.
 
Júlio Cézar em 15/05/2013 13:56:55
eu tenho vontade de ser indio eles não trabalha come nas
custas do povo brasileiro e tem mesada do governo as
terras que eles tem estão tudo abandonado porque
mas terra???
 
gilberto de alencar em 13/05/2011 08:31:33
So no brasil acontece essas coisas,vc compra uma fazenda escriturada paga o devidos imposto, e qual é a garantia que o estado dá para o propietario, quando indios e sem tem invadem e roubam,tem que agir com uso da força para esses criminosos.
 
alex silva em 11/05/2011 12:18:34
para que indio quer terra, se eles mau dao conta de produzir para si proprio, e ainda, para que tanta terra. Estao querendo fazer do BRASIL "'territorio indio e de ONGs'".
 
LUIS PEDRO em 11/05/2011 03:20:01
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions