ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Infestação da dengue é alta em Corumbá, mas 84% dos focos ficam nas casas

Edivaldo Bitencourt | 09/01/2014 09:42
Focos do mosquito da dengue estão nas casas habitadas (Foto: Divulgação)
Focos do mosquito da dengue estão nas casas habitadas (Foto: Divulgação)

O município de Corumbá continua com o índice de infestação da dengue alto. Segundo a prefeitura, 1,8% dos imóveis tem foco do mosquito transmissor da doença, quase do dobro do aceitável pelo Ministério da Saúde (1%).

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 84,4% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das casas habitadas.

“Realizamos um mutirão no período de 30 de dezembro a 03 de janeiro e o que nos preocupa é que o maior problema identificado é em relação ao alto índice de infestação do mosquito dentro dos imóveis habitados. Estamos trabalhando intensamente, mas é preciso que os moradores também façam a sua parte, eliminando estes focos”, afirmou, por meio da assessoria, a chefe do CCZ, Walkíria Arruda da Silva.

O trabalho foi desenvolvido pelos agentes de endemias nos bairros Centro América, Aeroporto, Cristo Redentor, Dom Bosco, Generoso, Maria Leite e centro da cidade.

O levantamento mostrou que os depósitos em nível de solo (caixas d’água, tambores, tonéis, poços, etc.), continuam sendo os principais responsáveis pela alta incidência de focos da dengue: 59,4%. Outra preocupação é com relação aos depósitos domiciliares (vasos, pratos, bromélias, ralos, lajes, piscina, etc.) que apresentaram incidência de 25%.

“É uma situação preocupante”, revelou Walkíria. “Estamos fazendo uma intensa campanha em relação aos terrenos baldios, notificando os proprietários para mantê-los limpos. Agora, este último levantamento nos mostra que os imóveis habitados estão sendo responsáveis pela alta incidência de focos do mosquito. É necessário que a própria população faça sua parte, eliminando estes focos”, reforçou.

Nos siga no Google Notícias