ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Inspeção regional pode ajudar agricultores familiares na fronteira

Thiago de Souza | 03/08/2015 22:46
Encontro com produtores rurais foi no auditório da Prefeitura de Ponta Porã. (Foto: Ponta Porã Informa)
Encontro com produtores rurais foi no auditório da Prefeitura de Ponta Porã. (Foto: Ponta Porã Informa)

Durante reunião com o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Sul, Gerson Faccina, no auditório da Prefeitura de Ponta Porã, produtores rurais foram informados de que está sendo iniciado processo visando a implantação no território da fronteira, o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA, uma ação que conta com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), governo do Estado e o município.

De acordo com o site Ponta Porã Informa, na reunião ocorrida no auditório da Prefeitura de Ponta Porã, acompanhada pelo secretário municipal de Administração, Paulo Roberto da Silva (Paulinho do PT), Faccina explicou que o governo federal está disponibilizando recursos para efetivação do SUASA. Os recursos estão sendo destinados pelo Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Proinf), no sentido de fortalecer e estruturar os municípios para que cada um possa primeiro implantar o Sistema de Inspeção Municipal (SIM).

“Temos assegurado investimento da ordem de R$ 350 mil para os municípios de fronteira, são sete ao todo pertencente a este território. Estamos conversando com o governo do estado para que ele seja o proponente e garanta uma contrapartida de mais R$ 70 mil. Com isso vamos dar um passo importante para que os municípios possam ter o SIM e para que possamos avançar no sentido de implantar o SUASA, que apesar de ter sido criado em 2006 não avançou em virtude da burocracia”, disse.

O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário ressaltou, ainda, que o SUASA será uma ferramenta importante para os agricultores familiares. “Estruturando o sistema de inspeção os produtos da agricultura familiar poderão ser colocados no mercado local, do estado e até nacional. Essa reunião aqui na Prefeitura de Ponta Porã visa a formatação da proposta que pretendemos encaminhar. Os recursos que já conseguimos podemos aplicar na estruturação das inspeções municipais com compra de equipamentos e veículos”, ressaltou.

Nos siga no Google Notícias