ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Invasão de prédio da UFGD entra no 5º dia e universitários pedem donativos

Helio de Freitas, de Dourados | 14/11/2016 10:18
Estudantes que ocupam prédio da reitoria da UFGD reunidos na quadra de esportes (Foto: Direto das Ruas)
Estudantes que ocupam prédio da reitoria da UFGD reunidos na quadra de esportes (Foto: Direto das Ruas)

A invasão do prédio da reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) estudantes universitários entrou no quinto dia hoje (14) e não tem previsão de quando vai terminar. Até agora a universidade não se manifestou se vai recorrer à Justiça para pedir a reintegração de posse.

O protesto faz parte de mobilização nacional dos universitários contra medidas do governo Michel Temer, principalmente PEC (proposta de emenda constitucional) 55, para controle dos gastos públicos e que tramita no Senado, e a reforma do ensino médio.

Em Dourados, os manifestantes cobram também informações sobre os cortes de gastos adotados pela UFGD e mais participação nas decisões da universidade.

Donativos – Através da página do movimento “Ocupa UFGD” na rede social Facebook, os universitários pediram doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza.

Eles solicitam tomate, proteína texturizada de soja, ovos, mandioca, carnes, pão, biscoitos e bolachas, frutas, legumes, folhas, suco e refrigerante.

Para higiene e limpeza, pedem água sanitária, desinfetante, detergente, produtos para limpeza de superfície, creme dental e sabonete.

A invasão do prédio, localizado na Rua João Rosa Góes, começou por volta de 22h de quarta-feira (9), após assembleia com a participação de pelo menos 240 estudantes.

Na noite seguinte, um grupo de acadêmicos contrários à ocupação foi até o portão da unidade – onde funcionam alguns cursos – e tentou entrar à força. Houve princípio de tumulto, mas o prédio continuou ocupado.

Ainda na sexta, duas alunas teriam procurado a polícia para denunciar um professor da UFGD por agressão. Ele aparece em um vídeo gravado por uma estudante arrancando faixas dos manifestantes. Em seguida empurrou a universitária, que chegou a cair.

Nos siga no Google Notícias