ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Jovem fica ferida ao ser atingida por raio enquanto falava ao celular

Vania Galceran | 20/01/2015 17:20
Polícia Militar, socorreu jovem que levou uma descarga elétrica ao falar pelo celular em Fátima do sul. (Foto: Vicentina On Line)
Polícia Militar, socorreu jovem que levou uma descarga elétrica ao falar pelo celular em Fátima do sul. (Foto: Vicentina On Line)

Uma jovem ficou ferida na tarde desta terça-feira (20), em Fátima do Sul, há 246 quilômetros da capital aos ser atingida por um raio enquanto falava ao celular. A ocorrência foi registrada na rua Presidente Vargas, área central da cidade. Helen Rubles de Mello, 19 anos, foi atingida pela descarga elétrica dentro de casa quando fazia uma ligação.

De acordo com informações da família, ao ser atingida a vítima teve uma convulsão, deixando todos desesperados. Um dos familiares acionou a Polícia Militar, que ao chegar no local encontrou a jovem deitada no sofá e iniciaram os primeiros socorros, desobstruindo as vias aéreas.

Logo após, Helen foi encaminhada aoo Pronto Socorro do Hospital da SIAS, onde foi medicada e permanece em observação. O quadro clinico é considerado estável. Segundo a família, ela estava falando ao celular fora da tomada de energia.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, não precisa estar chovendo para cair raio. Basta a presença de nuvens escuras. A rede elétrica atrai os raios e andando pela casa você estará mais sujeito a receber um raio. E um dado importante, para alertar casos como o da jovem de Fátima do Sul, a melhor proteção é ficar dentro de casa e com a porta e janelas fechadas. Não permanecer próximo a perto de janelas e portas. Se a rua for tomada por uma enxurrada e começar a arrastar os carros, não fique de "curioso" na janela.

Casos de pessoas atingidas por raios no celular, vai se tornar cada vez mais comum, segundo o professor de geofísica espacial da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Widinei Alves Fernandes. Segundo ele, a jovem de Fátima do Sul, poderia ter sido atingida mesmo que não estivesse falando ao celular.

"A radiação que o celular causa  é insuficcente perto dos demais objetos que podem ter atraído a descarga elétrica, possivelmente isso aconteceu, porque a jovem deveria estar na varanda, na janela, ou num ponto de onibus, o fato é que nao estar um em local seguro, sim, pode ter sido o fator principal", comentou.

Nos siga no Google Notícias