ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Juiz bloqueia dinheiro do Grupo Bertin para pagar funcionários de usina

A pedido do Ministério Público do Trabalho, magistrado determinou bloqueio de R$ 3,6 milhões das contas do Bertin para pagamento de salários de junho e julho

Helio de Freitas, de Dourados | 15/08/2015 11:01
Usina Infinity Bio-Energy, em Naviraí; juiz do Trabalho determinou bloqueio de dinheiro do Bertin para pagar funcionários (Foto: Orisvaldo Sales)
Usina Infinity Bio-Energy, em Naviraí; juiz do Trabalho determinou bloqueio de dinheiro do Bertin para pagar funcionários (Foto: Orisvaldo Sales)

O juiz da Vara do Trabalho Leonardo Ely determinou o bloqueio de R$ 3,6 milhões das contas bancárias do grupo econômico Bertin para garantir o pagamento dos salários de junho e julho dos funcionários da usina Infinity Bio-Energy, localizada em Naviraí, a 366 km de Campo Grande. A solicitação foi feita pelo MPT (Ministério Público Trabalho).

Pelo menos 900 trabalhadores estão há dois meses sem receber salários e enfrentam dificuldades até para o sustento da família. O Bertin é um conglomerado de empresas nas áreas de energia, infraestrutura, alimentação, equipamentos de proteção, agronegócio e hotelaria. Possui 35 mil funcionários em todo o país.

Há dez dias os funcionários da empresa bloquearam a BR-163, pela segunda vez em menos de um mês, para protestar contra o atraso nos salários e falta de pagamento das rescisões trabalhistas de 230 trabalhadores demitidos nos últimos meses.

Lavouras de cana – Na decisão, do dia 5 deste mês, o juiz também determinou a indisponibilidade de todas as lavouras de cana-de-açúcar plantadas pela usina no município de Naviraí e região e a indisponibilidade parcial, para impedir a venda a terceiros, da Chácara Cooperclub, também em Naviraí, pertencentes às duas empresas que são donas da usina – a Infinity Agrícola S.A e a Usina Naviraí S.A.

O objetivo do bloqueio das lavouras de cana é para garantir que o dinheiro proveniente da venda seja destinado ao pagamento dos salários dos trabalhadores.

O Campo Grande News apurou que a ordem de bloqueio cautelar de numerários existentes nas contas correntes e aplicações financeiras das empresas do grupo econômico Bertin foi determinada porque as contas da Infinity e da Usina Naviraí estão zeradas. As duas empresas estão em recuperação judicial desde 2009.

Calamidade pública – “O atraso nos salários tem gerado uma situação de calamidade pública no município de Naviraí. A falta de pagamento tem provocado prejuízos irreversíveis à vida dos integrantes das famílias dos trabalhadores da empresa, muitos dos quais possuem nos salários as únicas fontes de renda familiar”, afirmou o juiz do Trabalho na decisão de antecipação de tutela que determinou o bloqueio.

Leonardo Ely citou também as campanhas que vêm sendo feitas na cidade para ajudar os trabalhadores da usina a sustentarem suas famílias. Na semana passada, 650 cestas básicas foram arrecadadas pelo sindicato dos trabalhadores e doadas aos empregados da usina.

“Há necessidade da adoção de providências cautelares que sejam efetivamente fortes, tempestivas e capazes de desfazer esse quadro humilhante para restabelecer a dignidade do trabalhador a um patamar mínimo que garanta o direito à sobrevivência de sua família, sem depender da generosidade da sociedade de Naviraí”, afirmou o juiz.

Nos siga no Google Notícias