ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Juiz dá 15 dias para União fornecer água a índios em área ocupada

Por determinação de juiz de Naviraí, União terá de fornecer água em caminhão-pipa para 150 índios da comunidade Pyelito Kue

Helio de Freitas, de Dourados | 29/10/2015 15:25
Índios da comunidade Pyelito Kue, no município de Iguatemi (Foto: Divulgação)
Índios da comunidade Pyelito Kue, no município de Iguatemi (Foto: Divulgação)

O juiz federal João Batista Machado, da 1ª Vara Federal em Naviraí, deferiu pedido de liminar feito pelo MPF (Ministério Público Federal) e determinou que a União forneça água potável aos índios da comunidade “Pyelito Kue”, no município de Iguatemi, a 466 km de Campo Grande. Pela decisão, o governo federal tem 15 dias para começar a mandar caminhões-pipa para o acampamento.

De acordo com a Justiça Federal, caso não cumpra a decisão, a União poderá ser multada em R$ 3 mil por dia de descumprimento. O pedido de fornecimento de água em caráter emergencial foi feito em ação civil pública.

O MPF alega que os índios enfrentam problemas com o abastecimento de água potável. Para amenizar a situação, estão se servindo de minas d’água de procedência duvidosa. A comunidade ocupa atualmente, a título de comodato, uma parcela de terras da Fazenda Cambará, por força de acordo homologado na 1ª Vara Federal em Naviraí.

Para o juiz João Batista Machado, a Constituição Federal e a legislação específica impõem ao poder público o dever de prestar serviços de saúde, dentre eles o direito ao fornecimento de água potável. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação (artigo 196, da Constituição Federal)”, afirmou ao conceder a liminar.

Saúde em risco – O magistrado afirma que tomou a decisão devido à precariedade das condições de vida dos integrantes da comunidade indígena, “faltando-lhes assistência básica em diversas áreas sociais, sendo a ausência de abastecimento de água apenas um dos vários problemas enfrentados, que provoca risco de dano irreparável à vida e à saúde dos indígenas”.

O juiz também designou audiência conciliatória para o dia 17 de fevereiro de 2016 na Vara Federal em Naviraí, e determinou que a Funai (Fundação Nacional do Índio) e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) sejam intimadas e incluídas como interessadas na demanda.

Nos siga no Google Notícias