ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Juiz determina e Câmara antecipa posse de cinco suplentes

Helio de Freitas, de Dourados | 13/10/2014 11:55
Moacir de Andrade assumiu a presidência hoje e já convocou suplentes para a posse às 19h30 (Foto: Jota Oliveira/Naviraí Notícias)
Moacir de Andrade assumiu a presidência hoje e já convocou suplentes para a posse às 19h30 (Foto: Jota Oliveira/Naviraí Notícias)

Os suplentes dos cinco vereadores de Naviraí (a 366 km de Campo Grande) presos no dia 8 deste mês acusados de corrupção, serão empossados na sessão desta segunda-feira às 19h30. A posse tinha sido marcada para o dia 20, mas o juiz Paulo Roberto Cavassa de Almeida determinou que os suplentes assumissem as vagas o quanto antes. A Câmara já solicitou reforço na segurança para a sessão desta noite.

A posse dos suplentes será necessária porque, além da prisão, os vereadores foram afastados dos cargos por ordem judicial e quando saírem da cadeia não poderão se aproximar da Câmara.

Na manhã desta segunda-feira, o vice-presidente da Câmara, Moacir Aparecido de Andrade, assumiu a presidência em substituição a Cícero dos Santos, o Cicinho do PT, um dos cinco presos durante a Operação Atenas da Polícia Federal. Reunido com os outros sete vereadores que ficaram em liberdade, Moacir decidiu acatar a determinação do juiz e marcar a posse dos suplentes para hoje.

Além de Cicinho do PT, que foi afastado do partido pelo diretório regional, estão presos o vereador e advogado Marcus Douglas Miranda (PMN), o segundo secretário da Câmara Adriano José Silvério (SDD), vereador mais votado nas eleições de 2012 com 1.917 votos, a vereadora e policial civil aposentada Solange Olímpia de Castro Melo (Pros) e Carlos Alberto Sanches (SDD), o Carlão.

O atual gerente municipal de Meio Ambiente, Luis Alberto Ávila da Silva Júnior, também filiado ao PT, será empossado na vaga de Cícero dos Santos. Benedito Missias de Oliveira assume a cadeira de Marcus Douglas. André Scarlassara substitui Adriano Silvério, Antônio Carlos Klein será empossado no lugar de Carlos Sanches e Donizete Nogueira Pinto assume a vaga de Solange Melo.

Além dos cinco vereadores, outras quatro pessoas foram presas durante a Operação Atenas – os assessores da Câmara Wagner do Nascimento, Rogério dos Santos Silva e Tiago Caliza da Rocha e a mulher de Cicinho do PT, Mainara Gessika Malinski dos Santos.

Acusações - Os cinco vereadores os três assessores e a mulher do presidente da Câmara foram presos após 11 meses de investigação da Polícia Federal e Ministério Público Estadual. Eles são acusados de fazer parte de um esquema de corrupção montado para extorquir empresários em troca da liberação de alvará e fraudar licitações.

Segundo a PF, os vereadores recebiam vantagens indevidas para aprovação de leis e para atuações ilegais na expedição de alvarás para estabelecimentos comerciais. Foi descoberto também um esquema ilegal de recebimento de diárias pagas a servidores públicos municipais por viagens que só existiram no papel.

Os vereadores também são acusados de extorquir servidores contratados como comissionados para trabalhar na Câmara. Em troca do emprego, o servidor tinha que fazer um empréstimo consignado e entregar o dinheiro ao vereador que arrumou o cargo para ele. Depois ia pagando as parcelas mensalmente, descontadas do salário de servidor.

Escutas feitas com autorização da Justiça relevam detalhes sobre o esquema de corrupção. Numa das conversas, Cícero dos Santos e Marcus Douglas se divertem debochando do povo ao comentarem o esquema de desvio de dinheiro. “Quero que o povo se f... Povo, vai se f... Vou colocar no Facebook: o povo tem que se f...”

Em outra conversa, Cicinho do PT confessa que o esquema se trata de roubo e reafirma o crime, diante de gargalhadas do colega de Legislativo: “vamos roubar mesmo, já estamos roubando. Vai fazer o que? Vai pegar emprestado? Estamos é roubando mesmo”.

Nos siga no Google Notícias