ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Juiz federal determina desocupação de prédio da UFGD invadido há 9 dias

Universitários que ocupam prédio da reitoria terão 24 horas após a notificação para saírem do local; PF já foi autorizada a fazer o despejo caso eles permaneçam na unidade

Fernanda Yafusso e Helio de Freitas, de Dourados | 18/11/2016 17:04
Vice-reitor (em pé), Liane Calarge e procurador durante coletiva nesta sexta (Foto: Helio de Freitas)
Vice-reitor (em pé), Liane Calarge e procurador durante coletiva nesta sexta (Foto: Helio de Freitas)
Prédio da UFGD está invadido há nove dias (Foto: Helio de Freitas)
Prédio da UFGD está invadido há nove dias (Foto: Helio de Freitas)

Liminar judicial determinou na tarde desta sexta-feira (18) que o prédio da reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) seja desocupado imediatamente. Os estudantes têm 24 horas para saírem da unidade e a Polícia Federal foi autorizada a promover a reintegração do local caso a ordem não seja cumprida.

O oficial de Justiça deve ir ao local da invasão ainda hoje para notificar os estudantes, que estão no prédio há nove dias. A reintegração foi determinada pelo juiz federal Moisés Costa da Silva.

De acordo com a reitora da UFGD, Liane Calarge, houve um pedido para que a ocupação fosse compartilhada com os estudantes, mas não foi aceito pelos manifestantes, o que prejudicou o andamento de vários projetos. Entretanto, a reitoria considerou o movimento "legítimo".

"Foram realizadas várias reuniões de negociação e uma resposta foi apresentada por escrito ontem à noite. A reitoria precisa estar de portas abertas, ou trabalha todo mundo junto ou não", disse ela.

Caso o prédio não seja desocupado, uma multa diária de R$ 1 mil deverá ser aplicada. Além disso, o juiz autorizou que caso a desocupação seja ignorada a universidade poderá fazer o corte de água, energia e internet do prédio. Novas invasões em todos os prédios da universidade em Dourados também estão impedidas por força da ordem judicial.

Segundo a reitora, o conselho universitário já publicou moção contra a PEC 55 antes da ocupação. "Existem outras formas de lutar contra a PEC. Na semana que vem haverá um debate com representante do MEC. Além disso, houve prejuízo para o andamento de processos e editais, que terão de ser readequados", afirmou ela.

Ocupação - O prédio está ocupado pelos universitários desde 22h do dia 9 deste mes em protesto contra medidas do governo federal. As invasões de unidades de universidades públicas ocorrem em todo o país.

Os universitários protestam contra o controle dos gastos do governo, contra a reforma do ensino médio e cobram mais participação nas decisões da reitoria da UFGD - pedido que já começou a ser aceito, segundo a reitora.

Nos siga no Google Notícias