ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Juiz federal determina despejo em mais uma área ocupada por índios

Despejo expedido pela Justiça Federal de Dourados é contra 50 famílias guarani-kaiowá que vivem em 30 hectares

Helio de Freitas | 03/08/2015 15:30

Mais 50 famílias de índios guarani-kaiowá podem ser despejadas a qualquer momento de uma área de 30 hectares localizada no município de Caarapó, a 283 km de Campo Grande. De acordo com o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a ordem de reintegração de posse foi determinada pelo juiz Fábio Kaiut Nunes, da Justiça Federal em Dourados.

O Cimi cita que o magistrado é o mesmo que determinou outras três reintegrações, com prazo de execução em andamento – Apika’i em Dourados, Tey Juçu e Pindoroky, essas duas em Caarapó. Segundo a entidade ligada à igreja católica, na mira de Kaiut estão cerca de 200 famílias indígenas.

Ainda de acordo com o Cimi, a Funai (Fundação Nacional do Índio) entrou com recurso contra o despejo no TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, em São Paulo, e aguarda decisão. Na semana passada um oficial de justiça esteve na área ocupada para fazer um levantamento de quantos índios estão no local.

Citando a equipe que mantém no local, o Cimi afirma que os índios prometem não sair da área, que fica entre plantações de cana. Conforme a entidade, a ocupação, ocorrida em agosto de 2014, foi organizada e executada majoritariamente por mulheres, “mães e avós cansadas da situação de miséria e violência”.

Nos siga no Google Notícias