ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Juiz utiliza técnica especial em depoimento com crianças e adolescentes

Priscilla Peres | 23/10/2014 15:45

A comarca do Tribunal de Justiça em Eldorado - distante 447 km de Campo Grande, implantou um novo sistema para realizar audiências com crianças e nessa semana o utilizou com quatro, sendo duas vítimas e duas testemunhas. O chamado Depoimento Especial já é utilizado em Campo Grande e visa humanizar o modo como crianças são ouvidas.
De acordo com o TJ/MS, esse modelo evita que sejam revitimizadas, ao serem expostas a inquirições em várias etapas da apuração, e passando por situações vexatórias, constrangedoras e intimidadoras, quando a oitiva não respeita idade e grau de maturidade.

Em Eldorado, a pedido do juiz Roberto Hipólito da Silva Jr., uma técnica da Coordenadoria da Infância e da Juventude, devidamente treinada, foi até a comarca e realizou a oitiva. De acordo com o juiz, como na comarca não existe local apropriado para o Depoimento Especial, foram necessárias algumas improvisações – que funcionaram surpreendentemente bem.

Como não existem profissionais treinados na comarca para este tipo de depoimento, neste processo de abuso sexual de crianças, Roberto Hipólito aproveitou para inaugurar o depoimento especial na comarca, nos mesmos moldes de Campo Grande, com apoio profissional da técnica Rosa Pires de Aquino.

“Apesar da falta de estrutura adequada, foi excelente e quero compartilhar isso como sugestão de ampliação do depoimento especial para outras comarcas. Como nos falta profissional qualificado, porque é necessário ser preparado para este trabalho, solicitei junto à CIJ e fui prontamente atendido. Acredito que precisamos zelar para que as vítimas não passem pela revitimização. As crianças se abrem muito mais para a técnica, que utiliza abordagem diferenciada”, acrescentou.

Depoimento Especial - Em Campo Grande, desde junho, existe a Central de Depoimento Especial para auxiliar na oitiva de criança e adolescente vítima ou testemunha de violência, realizando a colheita do depoimento em ambiente separado da sala de audiência, por meio de videoconferência (áudio e imagem), assegurando-se segurança, privacidade, conforto e condições de acolhimento.

O áudio e a imagem do depoimento especial são gravados no SAJ (Sistema de Automação da Justiça), na configuração de sigilo absoluto, sendo o áudio degravado e anexado ao processo.

Frisando ser fundamental a transformação da atual cultura para depoimentos de crianças e adolescentes, o juiz deve enviar ofício à CIJ para que seja feito elogio funcional à técnica, pela qualidade do trabalho, e para o projeto.

Nos siga no Google Notícias