ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Juiz vistoria Uneis em Dourados e critica falta de higiene

Fabiano Arruda | 12/04/2011 08:45

Magistrado também constatou a falta de cursos profissionalizantes

Magistrado constatou péssimas condições em que os internos dormem. (Foto: Dourados Agora)
Magistrado constatou péssimas condições em que os internos dormem. (Foto: Dourados Agora)

Em pente-fino nas Uneis (Unidades Educacionais de Internação) de Dourados, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Zaloar Murat Martins, constatou falta de materiais básicos de higiene pessoal e limpeza, além de criticar os antigos problemas de falta de estrutura.

“É uma situação constrangedora. Sem sabonetes, desodorantes, papel higiênico, entre outros, os nossos adolescentes estão sendo tratados sem um mínimo de respeito. Estão sem dignidade”, disse Zaloar, em entrevista ao site Dourados Agora.

O magistrado também apontou as péssimas condições em que os internos dormem. “Existem colchonetes do tipo ‘casca de ovo’, que mal dão para todos. São colchonetes de dois centímetros de espessura. Alguns dormem na laje, ficam com as costas no chão puro. Não há cobertores, nem lençóis suficientes para todos”, revelou.

Em 2009, o Ministério Público e Vara da infância moveram ação obrigando o estado a realizar reformas gerais no local. A Promotoria da Infância chegou ameaçar uma interdição. As obras foram encerradas há poucos dias e, segundo o magistrado, o problema da superlotação foi superado.

Na unidade feminina as meninas são obrigadas a usar a água do chuveiro para escovar os dentes porque as pias dos três banheiros estão destruídas. Duas das poucas camas disponibilizadas para 14 adolescentes estão quebradas. Não há roupa de cama suficiente e os poucos colchões, de baixa qualidade, estão danificados. O teto com infiltração de água é problema em tempos de chuva, agravando a infra-estrutura.

De acordo com Zaloart, ainda conforme o site Dourados Agora, faltam também cursos profissionalizantes. Os únicos oferecidos em Dourados foram disponibilizados pela Justiça e atualmente estão parados. Conforme ele, os problemas encontrados acabam por contribuir com a reincidência. Por conta dos problemas, o juiz encaminhou documento à Secretaria de Justiça do Estado relatando as condições encontradas.

Raio X - A situação carcerária em Mato Grosso do Sul é detalhada no sistema Geopresídios divulgado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O levantamento aponta que o Estado tem 10.893 presos, entre homens e mulheres, para 7.635 vagas.

Em outra unidade de Dourados, na penitenciária Harry Amorim Costa, o Geopresídios aponta que são 1.297 detentos para 718 vagas.

Conforme o levantamento, Mato Grosso do Sul tem 121 estabelecimentos prisionais. Do número total de presos, são 9.867 homens e 1.008 mulheres.

Nos siga no Google Notícias