ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Juíza determina despejo, mas 450 famílias continuam em residencial

Casas do Residencial Dioclécio Artuzi III já tinham sido sorteadas a famílias cadastradas e foram ocupadas no dia 11 deste mês

Helio de Freitas, de Dourados | 22/04/2015 12:21
Algumas famílias que invadiram casas inacabadas escreveram na parede o nome do novo “proprietário” (Foto: Eliel Oliveira)
Algumas famílias que invadiram casas inacabadas escreveram na parede o nome do novo “proprietário” (Foto: Eliel Oliveira)

Mesmo com o mandado de reintegração de posse determinado pela Justiça, 450 famílias continuam ocupando as casas inacabadas do Residencial Dioclécio Artuzi III em Dourados, a 233 km de Campo Grande. As moradias populares, construídas através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, já tinham sido sorteadas a famílias cadastradas na prefeitura, mas a entrega ainda dependia da conclusão das obras. A ocupação ocorreu no dia 11 deste mês. Entre os invasores, muitos também estão inscritos na fila da casa própria, mas nunca foram comtemplados.

Solicitado pela LC Braga Incorporadora, Consultoria e Engenharia, o mandado de reintegração de posse foi concedido pela juíza da 4ª Vara Cível de Dourados, Daniela Vieira Tardin. Com sede em Campo Grande, a empresa é contratada pela Caixa Econômica Federal para construir as casas e informou à Justiça que as moradias estavam na fase de acabamento, com previsão de entrega para julho deste ano.

No despacho, a magistrada reconhece como legítimo o pedido das famílias invasoras por uma casa, mas afirma que a invasão de imóveis não atende aos mecanismos legais e não se consubstancia em exercício regular de direito. Ela aponta “gravíssimos problemas políticos e sociais” ligados à moradia no país e diz que a solução não pode ser a invasão de casas destinadas a famílias que “pacientemente esperam pelo imóvel ao qual se habilitaram regularmente”.

Reforço policial – A juíza determinou que no mínimo dois oficiais de justiça cumpram o mandado de reintegração de posse, com reforço policial. Daniela Tardin determinou ainda que todos os invasores sejam identificados e se possível que os oficiais coletem nomes e número do documento de identidade dos líderes do movimento. Mandou também requisitar do Comando da Polícia Militar o número suficiente de policiais para o cumprimento da ordem judicial “com prudência e moderação”.

Levando em conta o número de pessoas envolvidas na ocupação, bem como a grande possibilidade da presença de pessoas em situação de vulnerabilidade entre os ocupantes, a juíza mandou a Secretaria de Assistência Social do município para disponibilizar uma equipe multidisciplinar (assistentes sociais, médicos e psicólogos) para o atendimento de crianças e idosos durante o cumprimento do mandado.

Famílias ainda não sabiam – Ao Campo Grande News, um dos ocupantes das casas disse nesta manhã que não sabia da ordem de despejo. Segundo ele, na semana passada representantes da Caixa teriam informado que a juíza ainda não tinha determinado a reintegração de posse.

“As famílias estão decididas a cumprir a ordem. Aqui ninguém quer ir contra a Justiça, mas queremos um local para ficar. Todo mundo que está aqui não tem mais onde morar. Quem pagava aluguel entregou a casa, quem morava de favor não mora mais. Se não tiver um local para ficarmos, vamos acampar na prefeitura ou na praça da cidade”, afirmou o morador.

Ele disse que até às 11h30 de hoje nenhum oficial de Justiça tinha ido ao loteamento invadido, localizado na margem da rodovia MS-156, que liga a BR-163 ao Distrito Industrial de Dourados. O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Silva, também informou não ter recebido ainda solicitação de reforço policial para a desocupação das casas.

Invasores de 450 casas do Residencial Dioclécio Artuzi III querem um local para ficar, senão ameaçam acampar na prefeitura ou na praça central (Foto: Eliel Oliveira)
Invasores de 450 casas do Residencial Dioclécio Artuzi III querem um local para ficar, senão ameaçam acampar na prefeitura ou na praça central (Foto: Eliel Oliveira)
Nos siga no Google Notícias