ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Justiça anula processo seletivo para oficiais temporários da Marinha

Aline dos Santos | 18/08/2011 12:59

A justiça federal anulou o processo seletivo de oficiais temporários do comando do 6º Distrito Naval da Marinha, em Corumbá. A decisão confirma a suspensão liminar que havia sido determinada pela justiça em 2010.

O concurso estabelecia a seleção de militares temporários com base na análise de currículo profissional e dados biográficos. Não havia prova escrita. O MPF (Ministério Público Federal) ajuizou ação civil pública contestando a seleção dos candidatos por entrevista, inspeção de saúde e verificação de "idoneidade moral e bons antecedentes", considerada “subjetiva e contrária à Constituição”.

Na sentença, o juiz ressaltou que a seleção permite arbitrariedades e favorecimentos. “A investidura em cargo ou emprego público não pode ser antecedida por um processo seletivo que mais lembre a contratação de um serviçal doméstico”.

A Marinha selecionou militares temporários nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, administração, ciências contábeis comunicação social, informática e engenharia naval.

O contrato inicial, de um ano, pode ser prorrogado por mais sete vezes, totalizando um máximo de oito anos de vínculo com a Marinha. Os aprovados entram para o serviço militar como primeiro-tenente, cargo que em julho de 2010 tinha salário de R$ 5.058, além de porte de arma, pensão e fardamento.

Nos siga no Google Notícias