A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Janeiro de 2017

17/02/2014 14:56

Justiça condena e Ribas do Rio Pardo deve garantir creche para 11 crianças

Bruno Chaves

Após mandado de segurança impetrado pelo MPE (Ministério Público Estadual), a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo terá que garantir vagas em creche para 11 crianças. Por unanimidade e com o parecer, a 3ª Câmara Cível confirmou sentença proferida em primeiro grau.

Conforme o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o mandado do MPE foi impetrado em favor das crianças depois que elas tiveram os pedidos de matricula em uma das creches municipais negados. O argumento era de que não existiam vagas.

Para o juiz, as recusas das autoridades em efetuar as matriculas nas creches por falta de vagas viola dispositivos da Constituição Federal e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), ofendendo o direito à educação.

“Posto isso, concedo a ordem, devendo os infantes serem regularmente matriculados em uma das creches municipais Ceinf Pingo de Gente ou Ivone Abes”, decretou o magistrado.

Já o desembargador Eduardo Machado Rocha, relator do reexame necessário, tanto o ECA quanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação asseguram o atendimento de crianças de zero a seis anos em creches e pré-escolas da rede.

“Tem-se que diante do caráter fundamental das normas que protegem a educação da criança e do adolescente, não pode o Município omitir-se de matricular os impetrantes em creche, em flagrante violação aos preceitos constitucionais. Pelo exposto, conheço do recurso, e com o parecer, nego-lhe provimento, mantendo a sentença pelos próprios fundamentos”, votou o desembargador.

Após discussão, homem é atingido por golpes de facão e fica em estado grave
José Cláudio dos Santos, 55, está internado em estado grave após ser esfaqueado diversas vezes com um facão. Os golpes foram desferidos por um conhec...
Indígena de 21 anos é assassinado com facada no peito em aldeia
Um indígena de 21 anos foi morto no início da noite desta sexta-feira (20) após ser atingido com uma facada no peito, na aldeia Amambai, em Amambai -...
Homem com facão faz três pessoas da mesma família como reféns em casa
Três pessoas foram feitas reféns em uma casa na rua Rio de Janeiro, Centro de Sidrolândia - cidade localizada a 71 km de Campo Grande -, na manhã des...
UEMS recebe a partir de segunda-feira congresso de pesquisadores negros
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - recebe entre segunda-feira (23) e sáb...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions