ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Justiça condena servidores que praticavam estelionato em INSS de Dourados

Leonardo Rocha | 14/04/2014 11:52

Após a denúncia do MPF (Ministério Público Federal), a quadrilha que agia dentro do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), durante os anos de 2001 a 2003, em Dourados, foi condenada por fraudar o processo de aposentadoria por invalidez.

Eram quatro servidores do INSS e uma advogada da mesma família, que sem qualquer perícia técnica aprovavam os pedidos de aposentadoria, em troca cobravam mais de R$ 1 mil por cada solicitação.

Cada réu foi condenado há dez anos, um mês e dez dias de prisão, que no início será em regime fechado. Também foi decidido que cada um terá que pagar 63 dias multa, sendo que cada (dia multa) equivale a 1/30 do salário mínimo da época.

Esquema – De acordo com a denúncia, a advogada Rilziane Guimarães Bezerra de Melo atendia aos clientes que já recebiam auxílio doença, mas desejavam aposentar por invalidez.

Ela encaminhava este pedido diretamente para o seu pai, o perito Laidenss Guimarães da Silva, que coordenava o Gbenin (Gerenciamento de Benefícios por Incapacidade) do INSS, ao invés de seguir o tramite legal do processo.

No setor não era feito nenhum protocolo sobre o pedido, que depois era encaminhado para os médicos peritos, Leidniz Guimarães da Silva e Leibnitz Carlos Guimarães, irmãos do coordenador e tios da advogada, que então aprovavam a aposentadoria, sem qualquer perícia ou consulta.

A outra tia da advogada, Lívia Guimarães da Silva, era a chefe do Serviço de Benefícios da Gerência Executiva do INSS, e também responsável pela supervisão deste setor. De acordo com a denúncia do MPF, ela não fazia nada para coibir esta ação criminosa.

Os peritos também faziam o caminho inverso, indicando a advogada Rilziane Guimarães, para beneficiários do auxílio-doença, que desejam receber a aposentadoria por invalidez. Eles foram condenados por formação de quadrilha e estelionato.

Nos siga no Google Notícias