ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Justiça dá 30 dias para ministro por fim a disputa por área de 33,9 mil ha

Priscilla Peres | 03/09/2015 15:08
Ministro da Justiça esteve ontem em Campo Grande para debater sobre a questão indígena. (Foto: Marcos Ermínio)
Ministro da Justiça esteve ontem em Campo Grande para debater sobre a questão indígena. (Foto: Marcos Ermínio)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tem 30 dias para se manifestar sobre o processo demarcatório da Terra Indígena Taunay-Ipegue, em Aquidauana - distante 135 km de Campo Grande. O prazo foi estabelecido em liminar judicial obtida pelo MPF (Ministério Público Federal), assim como a multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento.

De acordo com o MPF, o ministro deve analisar os estudos demarcatórios encaminhados pela Funai em 2009 e aprová-los ou rejeitá-los. Eduardo Cardozo já teve ao menos dois anos e dez meses para apreciar o projeto, desconsiderando o período de suspensão por liminar, esse tempo é 34 vezes superior ao prazo legal de 30 dias, segundo o Ministério Público.

A decisão judicial afirma, conforme mo MPF, que a omissão do ministro “reflete exatamente a necessidade da atuação do Poder Judiciário para fazer cumprir um direito constitucional espelhado na demarcação de terras indígenas, refletindo no direito de índios e não índios. São notórios os conflitos nas áreas rurais objeto de demarcação, inclusive com morte. Por outro lado, os não índios também sofrem consequências, diante das frequentes ocupações”.

A Terra Indígena Taunay-Ipegue, com 6.461 hectares, fica em Aquidauana, a 150 km de Campo Grande, e é habitada por 5.500 indígenas da etnia Terena. Em média, são 6,8 hectares por família, quantidade de terra insuficiente, se ponderada a qualidade do solo da região, já localizada no Pantanal. Os estudos demarcatórios, iniciados em 1985, há mais de 30 anos, e finalizados em 2004, concluíram pela existência de um território tradicional indígena de 33.900 hectares.

Conflito - Para o procurador da República Emerson Kalif Siqueira, a ação do MPF de cobrar uma posição federal é "indispensável" para evitar novos conflitos entre índios e fazendeiros. Para o MPF, lentidão na conclusão dos processos demarcatórios podem levar a conflitos como o ocorrido recentemente em Antônio João, no sul do estado, onde um indígena foi morto e dezenas ficaram feridos.

Para o MPF, a demora na definição prejudica toda a sociedade. “Os produtores rurais ficam privados das indenizações devidas e dos reassentamentos de direito, que dependem dessa manifestação do ministro da Justiça. Os índios, por sua vez, continuam sem o pronunciamento conclusivo sobre os limites das terras, em reiterados embates com os agricultores e disputas internas em razão do espaço exíguo”.

Nos siga no Google Notícias