ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Justiça determina instalação de orelhões em comunidades do Pantanal

Nicholas Vasconcelos | 26/07/2012 15:43

Comunidades de Paraguai-Mirim e Barra do São Lourenço têm 640 moradores e ficam a 20 horas de barco de orelhão mais próximo.

Escola na Barra de São Lourenço a 240km da sede de Corumbá. (Foto: Divulgação)
Escola na Barra de São Lourenço a 240km da sede de Corumbá. (Foto: Divulgação)

A Justiça Federal determinou a instalação de orelhões nas comunidades de Paraguai-Mirim e Barra do São Lourenço, no Pantanal de Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande. A decisão em caráter liminar atende a um pedido do MPF (Ministério Público Federal) para a garantir o acesso à comunicação para 640 ribeirinhos que vivem isolados na região.

Segundo o MPF, a ação foi motivada porque a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não aceitou a recomendação para a instalação dos orelhões, que ignorou que a região é uma planície alagável e com pouca ocupação.

Na decisão, a Justiça Federal considera os ribeirinhos em “situação de total isolamento” e afirma que “não se pode amesquinhar direitos sob a assertiva de ausência de regulamentação”. A Anatel tem 60 dias para providenciar a instalação dos telefones públicos, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, a ser revertida em prol das comunidades.

De acordo com o Ministério Público, a região tem altos índices de acidentes com animais selvagens e a única forma de comunicação é um telefone público que fica a 50 quilômetros da Barra do São Lourenço, instalado no destacamento militar de Porto Índio. O trajeto só é possível pelo rio Paraguai e são necessárias 20 horas de remo.

A localidade de Paraguai-Mirim fica a 130 quilômetros da sede do município e a de São Lourenço a 240 quilômetros.

Isolados, os moradores convivem com restrições no acesso a serviços públicos essenciais. As comunidades também têm escolas rurais, um dos critérios do PGMU (Plano Geral de Metas para Universalização).

O PGMU do Governo Federal determina que orelhões em todas as localidades com mais de 100 habitantes e com casas afastadas a 50 metros uma das outras.

Nos siga no Google Notícias