ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Justiça determina que índios saiam de fazenda invadida em Japorã

Aline dos Santos | 02/11/2013 10:29
Fazendeiros fizeram ato contra invasões de terra. (Foto: Vilson Nascimento)
Fazendeiros fizeram ato contra invasões de terra. (Foto: Vilson Nascimento)

A Justiça Federal determinou reintegração de posse da fazenda Chaparral, uma das 14 propriedade rurais invadidas por índios guarani-caiuá no município de Japorã, região Sul do Estado.

Segundo A Gazeta News, caso eles não saiam de forma espontânea após a notificação, a decisão autoriza o uso de força policial na reintegração de posse. A ordem judicial foi anunciada ontem durante ato contra invasão de terras.

Os proprietários da fazenda Chaparral já haviam conseguido na Justiça o direito de realizar, sob escolta da Polícia Federal, o manuseio do rebanho e a manutenção do local. Pedro Fernandes, proprietário da fazenda São Jorge (antiga Agrolack), obteve decisão judicial para imunidade. Ou seja, os indígenas estão proibidos de irem até a sede da fazenda.

A região virou um novo foco de tensão na disputa fundiária em Mato Grosso do Sul. A briga por terra entre índios e fazendeiros já tem status de característica local e a situação se agrava ano a ano.

A última reintegração de posse realizada no Estado foi em 30 de maio, na fazenda Buriti, em Sidrolândia. A ação resultou na morte do terena Oziel Gabriel, de 35 anos. O conflito ganhou projeção nacional e trouxe romaria de representantes do governo federal a Mato Grosso do Sul.

Em paralelo, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) fez levantamento e apontou caminhos jurídicos para resolver a questão. No entanto, os dois lados ainda aguardam respostas para solucionar a disputa.

Nos siga no Google Notícias