ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Justiça garante matrícula de criança em creche, após direção negar vaga

Marta Ferreira | 26/09/2011 14:28

Decisões citam Constituição Federal e LDB para assegurar matrícula a criança

A Justiça mandou garantir vaga a uma criança em uma creche do município de Ribas do Rio Pardo, após a matrícula ser negada sob a alegação de falta de vagas.

A determinação, que já havia sido dada na primeira instância, foi confirmada pelos desembargadores da 5ª Turma Cível, conforme despacho publicado hoje. Eles rejeitaram recurso contra a decisão inicial.

De acordo com os autos, o pai criança tentou efetuar a matrícula da criança no começo do ano passado, o que foi negado. A família, então, impetrou mandado de segurança para que conseguisse realizar a matrícula, justificando que seria o único estabelecimento público localizado na zona urbana de Ribas do Rio Pardo capacitado para ofertar a educação infantil.

O juiz de primeira instância julgou o pedido procedente. Ele entendeu que a recusa da autoridade em efetuar a matrícula da crianças na creche por falta de vagas viola os dispositivos expressos da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Por isso, a matrícula deveria ser feita sob pena de multa diária de R$ 1 mil pelo prazo máximo de 60 dias.

Em recurso para reexaminar a sentença do juiz em primeira instância, o relator do processo, desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, avaliou como correta a decisão .

“Pelo que se depreende da interpretação tanto da Constituição Federal quanto do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estado tem a obrigação de garantir o acesso do educando aos mais elevados níveis de ensino de acordo com a capacidade de cada um”, disse o desembargador.

O desembargador citou, ainda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que, como escreveu, “menciona, também, expressamente a importância desta primeira etapa da educação básica, objetivando o 'desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social', devendo o ente público atuar complementando a ação da família e da comunidade”.

Nos siga no Google Notícias