A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

16/06/2011 16:20

Justiça manda destilaria investir em saúde e educação para trabalhadores

Angela Kempfer

A Vara do Trabalho de Mundo Novo condenou a Destilaria Centro Oeste Iguatemi a implementar Plano de Assistência Social para os funcionários.

Em outubro de 2010, o Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal ajuizaram ação contra a empresa. A usina ainda poder recorrer da decisão.

Na sentença, o juiz do Trabalho de Mundo Novo, Christian Gonçalves Mendonça Estadulho, cnsiderou “inquestionável que a obrigação de implantação do PAS tem estreita ligação com as relações de trabalho existentes entre a indústria e seus empregados, pois a intenção do legislador é indubitavelmente a proteção e assistência a esses trabalhadores”.

Agora a destilaria deve implantar ações de higiene e saúde, educação profissional e média, financiamento de cooperativas de consumo e de culturas de subsistência e estímulo a programas educativos, culturais e de recreação.

A base para a decisão, que tem efeitos retroativos a outubro de 2000, é que a legislação brasileira obriga os produtores de cana-de-açúcar a aplicarem mensalmente percentuais incidentes sobre o preço oficial da produção equivalentes a 1% do valor total do açúcar produzido e comercializado, 2% do total do álcool produzido e comercializado e 1% do total de cana-de-açúcar produzida e comercializada.

As parcelas referentes aos 11 anos em que as medidas não foram aplicadas devem ser i

A União deve fiscalizar a elaboração e execução do Plano, por meio do Ministério da Agricultura.

Outras cinco ações ainda tramitam contras 11 usinas da região sul do Estado cobrando a implementação do Plano. (informações da assessoria)

Marido agride mulher com garrafada e se tranca em casa com medo da polícia
Mulher de 42 anos foi agredida pelo marido com uma garrafada no sábado (3), após ser vista conversando com as amigas em sua casa em Dourados, distant...
Domingo é de redação no segundo dia de prova do Enem em Paranaíba
Candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Paranaíba, distante 422 quilômetros de Campo Grande, fazem neste domingo (4) as provas de reda...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions