ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Justiça manda município oferecer serviço de pronto atendimento 24 horas

Aline dos Santos | 03/10/2014 12:24

A Justiça deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Anastácio, a 135 km de Campo Grande, garanta atendimento médico 24 horas na rede pública de saúde. Atualmente, o serviço é prestado até a meia-noite nos dias de semana e até às 21 horas nos finais de semana e feriados.

De acordo com o juiz Luciano Pedro Beladelli, o atendimento deve ser prestado em dias de semana, finais de semana e feriados. O magistrado deve ser informado dos pontos em que os serviços serão oferecidos, além da divulgação dos locais de atendimento para a população, sob pena de multa de mil reais por dia de descumprimento.

Conforme a denúncia do MPE (Ministério Público Estadual), a cidade não oferece atendimento 24 horas na atenção básica, como gripe, pequenos cortes e suturas, inalação e mal súbito por pressão arterial.

“Caso os pacientes tenham que esperar pelo julgamento final do processo, o longo período já terá lhes trazido graves transtornos, talvez irreversíveis. A Constituição Federal, em seu art. 196, diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado, o que deverá ser garantido por meio de políticas públicas que possibilitem o acesso universal e igualitário a ações e serviços”, afirma o magistrado na sentença.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Anastácio, a gestão municipal aguarda notificação oficial da decisão para se manifestar.

Nos siga no Google Notícias