ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Justiça manda prefeitura liberar informações sobre destinação de recursos

Nícholas Vasconcelos | 14/12/2012 14:35

A Prefeitura de Ivinhema vai ter que informar valores pagos para o time de futebol da cidade, contratação de servidores em cargos de confiança e salários que eles recebem. A decisão é do juiz Mário José Esbalqueiro Junior, da 1ª Vara da Comarca de Ivinhema, e estabelece multa de R$ 10 mil por dia que deverão ser pagos pelo prefeito Renato Câmara (PMDB) em caso de descumprimento da Lei de Acesso à Informação.

A ação foi movida pela Itapoã FM que protocolou solicitação de acesso aos documentos no dia 25 de junho de 2012, mas que não foram entregues.

Segundo a ação, a emissora buscava acesso aos valores repassados para uma agência publicitária, além dos valores gastos com aluguéis de imóveis, valores repassados ao Ivinhema Futebol Clube e uma relação de todos os servidores públicos que ocupam cargos de confiança, contratados e comissionados, suas funções e seus salários.

A rádio foi intimada a informar se tinha fins eleitorais. Em resposta, afirmou que inexistem razões políticas para o pedido e que seus dirigentes possuem filiações em diversos partidos. Argumentou que a finalidade é a divulgação aos ouvintes dos fatos ocorridos no município.

O Município de Ivinhema contestou que a emissora de rádio não apontou motivo suficiente e não esclareceu a finalidade do acesso aos dados. Sustentou ainda que os membros da rádio são inimigos políticos da atual administração e que os atos do Prefeito são publicados no Diário Oficial do Município.

Na decisão, o juiz afirmou que “não se pode chamar de ingerência na administração, tampouco perseguição política o mero pedido de acesso a informações acerca de assuntos pontuais como os tratados na petição inicial”. Ele destacou ainda que todos os documentos solicitados se tornaram públicos de acordo com a Lei de Acesso à informação e devem ser disponibilizados em tempo real.

O juiz ressaltou que “o fato de os atos praticados pela municipalidade serem publicados no Diário Oficial não justifica a negativa, posto que a publicidade é requisito do ato administrativo sob pena de nulidade, sendo que, no caso em tela fala-se em acesso à informação. A municipalidade não pode imiscuir-se de apresentar os documentos pretendidos sob esse argumento”.

Nos siga no Google Notícias