ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Justiça manda prefeitura restaurar prédio histórico do Consulado Português

Viviane Oliveira | 08/10/2015 11:45
Prédio histórico está abandonado na cidade. (Foto: divulgação/MPE)
Prédio histórico está abandonado na cidade. (Foto: divulgação/MPE)

A Justiça deu prazo de 90 dias para que a Prefeitura de Três Lagoas, distante 338 quilômetros de Campo Grande, apresente projeto de restauração do prédio histórico do Consulado Português, que fica na Rua Paranaíba, no Centro. Caso não cumpra, o município pagará multa diária de R$ 5 mil.

A decisão é da juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, da Vara de Fazenda Pública e Registro Públicos, que também estipulou prazo para que a Prefeitura desenvolva medida para a restauração e conservação do imóvel, recompondo-o de modo a devolvê-lo ao estado original, sob pena de multa no valor R$ 5 mil.

Na decisão, a magistrada diz que apesar do imóvel ser de propriedade particular, é comum a competência do poder público para proteger os documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural.

Conforme a ação proposta pelo promotor Antônio Carlos Garcia de Oliveira, em dezembro de 2003, o então prefeito Issam Fares, declarou a área como patrimônio histórico do município.  O imóvel, registrado em nome de Clóvis Pauliquevis, perteceu à família de fundadores da cidade, Theotônio Mendes, vice-cônsul de Portugal, em 1926.

O MPE sustenta que até o momento, a Prefeitura não apresentou ou realizou qualquer obra de restauração. O prédio esta abandonado e os proprietários não manifestou interesse pela restauração. Eles foram notificados, mas não se pronunciaram. O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, que se comprometeu a comentar o assunto em breve.

Nos siga no Google Notícias