ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Justiça manda professores da UFMS retomar aulas dos últimos semestres

Nadyenka Castro | 31/08/2012 19:10

Decisão foi a pedido do MPF e determina também retorno das disciplinas optativas

A pedido do MPF (Ministério Público Federal), a Justiça Federal determinou que os professores retomem as aulas nos últimos semestres dos cursos de graduação dos campus de Três Lagoas, Paranaíba e Chapadão do Sul.

A decisão em caráter liminar é desta sexta-feira e dá prazo de 72 horas, após intimação, para retorno das aulas. Professores e servidores serão convocados por edital.

A determinação inclui também disciplinas eletivas, opcionais, estágios supervisionados e defesas de monografias. O objetivo é assegurar a conclusão dos cursos dentro do calendário regular da universidade.

Na ação, o MPF reconhece como legítimo o direito de greve dos professores e servidores, mas enfatiza que ele deve ser compatível com o direito à educação dos estudantes, especialmente os do último ano da graduação, sujeitos a prejuízos irreversíveis em razão da greve.

Na decisão, a Justiça Federal reafirma o entendimento do MPF. "Mostra-se razoável, a medida de conciliação e harmonização dos interesses em conflito apresentada pelo MPF. Parte dos professores e servidores retorna às atividades necessárias para o restabelecimento das aulas e cumprimento do calendário universitário em relação aos alunos do último ano (dois últimos semestres) e, ao mesmo tempo, preserva-se a continuidade do movimento grevista com a paralisação dos demais períodos".

As aulas na UFMS estão paralisadas há 79 dias e não há previsão de término do movimento grevista.

Nos siga no Google Notícias