ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Justiça nega pedido de inconstitucionalidade de lei municipal

Thiago de Souza | 30/07/2015 23:20

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul julgou improcedente o pedido de uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade), feita pelo prefeito de Naviraí, Leandro Peres de Matos (Léo Matos), contra a Lei Municipal 46/2014, que instituiu o uso obrigatório do brasão de Armas do Município,  nos carros oficiais e proibiu o uso de logotipos institucionais nestes veículos. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (30).

O chefe do executivo alega que o procedimento é de atribuição do executivo, conforme diz a Constituição Estadual. Reforça que as logomarcas nos veículos não fazem referência à pessoa do prefeito, nem ao seu nome ou imagem. Léo Matos diz ainda que a legislação provoca aumento de despesas para adesivar os veículos.

“A lei combatida institui o uso obrigatório do brasão de armas do Município nos veículos oficiais e proíbe o uso de logotipos institucionais nesses mesmos veículos. Assim, o conteúdo da lei não interfere na administração do Município, seja na criação ou alteração de seus órgãos, ou ainda no aumento indevido de despesas”, escreveu o relator do processo, desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho. No entender dele, a lei municipal regulamenta o uso de símbolos em veículos oficiais para evitar a imposição de emblemas de determinada gestão, com a adoção dos sinais oficiais do ente político.

“A regulamentação e padronização do patrimônio público são de interesse do povo e, pelo princípio da impessoalidade, a administração deve atuar sem favoritismo ou perseguição política, tratando a todos de modo igual e atendendo interesses comuns da sociedade. A lei atacada está em consonância com as Cartas federal e estadual, não havendo violação, pois há permissão legal de uso dos símbolos oficiais, justificou o desembargador.

Nos siga no Google Notícias