ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Justiça rejeita pedido de ruralistas para proibir índios de entrar em fazendas

Alan Diógenes | 27/05/2014 20:58

O TRF (Tribunal Regional Federal) rejeitou o recurso apresentado por fazendeiros do Estado que pediam à Justiça a expedição de um mandado que proibisse a comunidade indígena da Aldeia Cachoeirinha de invadir terras da Fazenda Vazante, em Aquidauana, a 138 quilômetros de Campo Grande. O MPF (Ministério Público Federal) se mostrou contrário ao pedido por ele estar baseado em boatos e suposições.

As terras são de área tradicionalmente indígena pelo grupo Terena e integra relatório homologado pela Funai de identificação e expansão da reserva Cachoeirinha. Os autores da ação, portanto, têm parte de seus imóveis incluídos nos estudos da Funai e alegavam insegurança quanto ao exercício de posse. Sustentavam que as conclusões da Funai a respeito das terras teriam instigado a comunidade indígena que, em razão disso, supostamente passara a demonstrar intenção de invadir os imóveis citados nos levantamentos preliminares.

A Procuradoria Regional da República da 3ª Região negou os argumentos dos fazendeiros. Para a procuradora regional da República. Maria Cristiana Simões Amorim Ziouva, não ficaram devidamente comprovados no pedido a situação de ameaça e violência iminente por parte dos índios apresentada pelos fazendeiros.

Maria Cristiana disse que os fazendeiros vêm reiterando o mesmo pedido desde 2003, sem que no decorrer desses 11 anos “fosse efetivada qualquer invasão indígena da área em questão. Dessa forma, mostram-se frágeis os fundamentos e provas constantes nos autos”, concluiu a procuradora, opinando pela manutenção da sentença que rejeitava o pedido dos fazendeiros.

Conforme o parecer emitido pela procuradoria, o pedido dos fazendeiros fica negado por unanimidade. Além disso, o recurso foi julgado improcedente contra a ameaça iminente da comunidade indígena da Aldeia Cachoeirinha em face das áreas em questão.

Nos siga no Google Notícias