ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Justiça suspende eleição de sindicato após denúncia de irregularidades

Priscilla Peres | 14/08/2014 19:11

A Justiça do Trabalho suspendeu a eleição do STIAA (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação e Afins) de Nova Andradina - distante 300 km de Campo Grande, por irregularidades no processo de divulgação e composição da chapa participante. A decisão acontece após denúncia de trabalhadores que pretendiam inscrever uma segunda chapa nas eleições.

A ação foi impetrada pelo ex-presidente da entidade, Antônio Sérgio dos Santos, mais conhecido como Fubá, que alega ter sido impedido de registrar chapa concorrente a da atual diretoria, candidata à reeleição. A suspensão da eleição, que ocorreria dia 4 de setembro, foi decidida pela juíza do trabalho, Neiva Márcia Chagas.

Fubá afirma que há irregularidades no processo de candidatura da chapa, pois o sindicato deixou de publicar o edital em veículo de comunicação de grande circulação do município, como prevê a a legislação eleitoral sindical. A ação é necessária para que os trabalhadores filiados tomem conhecimento das regras para inscrição de chapa.

"Nós queremos o direito de registrar a chapa para pelo menos concorrer, por que são os trabalhadores que irão decidir quem será eleito", afirma o trabalhador Alex de Souza Aquino. No início do mês os integrantes da chapa opositora fizeram uma manifestação na porta do prédio da Vara do Trabalho no município, para expressar sobre as irregularidades da eleição.

A Justiça deu dez dias para a diretora do sindicato recorrer da decisão. Se não conseguir provar oficialmente que cumpriu com a legislação eleitoral, o processo será refeito e uma nova data para eleição será marcada.

Nos siga no Google Notícias